Michael Doret, o nome por trás do design de alguns títulos da Disney

Foi ele quem criou os logos de "Detona Ralph", "Viva, a vida é uma festa" e "Moana" .

O designer Michael Doret usa todo seu talento para criar letras e títulos para os mais variados clientes: times esportivos, cadeias de fast food, histórias em quadrinhos, animações infantis, filmes e por aí vai. Em 2018, ele doou metade de seu arquivo de trabalho para o Letterform Archive e a outra metade para o Herb Lubalin Center, em New York. Nos destinos, estão seus esboços e provas finais de suas composições para animações da Disney e Pixar. 

DoretBlogPost 07

No início de sua carreira, Doret projetou títulos para “Savages” (1972), “Zardoz” (1973), “Alien” (1979) e “Wolfen” (1980). Para “Savages”, por exemplo, desenhou em formas Art Deco e projetou um tipo de letra exclusivo, que foi usado nos créditos do filme,em cartazes e em momentos do filme. Já em “Zardoz”, foi responsável por escrever o logotipo, que apresenta letras geométricas com bordas afiadas. Quem é fã de “Alien” talvez nem reconheça o título de Doret, pois não foi muito usado na promoção do longa. Junto do artista pop-surrealista Todd Schorr, criou um título detalhado, com o objetivo de capturar a aparência dos personagens alienígenas. Por fim, para o terror “Wolfen”, a ideia eram letras que parecessem rasgadas, remetendo a carne pingando sangue. 

doret 6

Mas depois de “Wolfen”, veio uma pausa, e Doret levou mais de 20 anos para trabalhar novamente com tratamentos de títulos. Desta vez, contratado por dois dos melhores estúdios de animação do mundo: Disney e Pixar, começando provavelmente a melhor fase de sua carreira. Em 2005, ele assinou projetos para o DVD “A Dama e o Vagabundo” e o relançamento de “A Pequena Sereia”. Em 2012, o diretor de criação e vice-presidente de design criativo da Disney, John Sabel, abordou Doret para que ele projetasse o título de “Detona Ralph”. O logotipo ficou conhecido como um ponto de virada no portfólio da Disney, com letras bitmap e um retrato pixelado de Ralph inspirado nos arcade games de 1970. 

DoretBlogPost 15
Doret WRECK IT RALPH 3

A partir daí, Doret ainda trabalhou para os filmes “Malévola”, “Divertidamente”, “Moana”, “Big Hero 6”, “Viva, a vida é uma festa”, “Zootopia”, entre outros. A quantidade de informações a respeito de cada filme que ele recebe para nortear seu trabalho varia dependendo da produção. Para “Moana”, por exemplo, foram enviadas várias referências para o designer, incluindo padrões indígenas, tatuagens do personagem Maui e representações em 3D do barco de Moana. Mas essa foi uma exceção – na maioria, ele recebe apenas algumas informações narrativas, e é encarregado de tocar sua própria pesquisa. Para “Viva, a vida é uma festa”, por exemplo, ele foi atrás de curiosidades do “Dia dos Mortos” e suas lembranças de uma viagem à Oaxaca.

doret 1
doret 14

Em relação a inspirações, Doret usa muito do que viu ao crescer o Brooklyn, perto de Coney Island, e dos dias que passava no escritório do seu pai na Times Square, cercado pelas luzes brilhantes, a sinalização e as cores intensas. De certa forma, dá para ver como todos os detalhes se relacionam uns com os outros, e a soma de tudo confere um estilo único ao trabalho do designer.

Coisa linda.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More