31ª edição do Troféu HQMIX vai comemorar os 150 anos do primeiro quadrinho brasileiro

Estatueta este ano será do personagem Nhô Quim, criação de Angelo Agostini publicada inicialmente em janeiro de 1869.

O Troféu HQMIX foi criado em 1988 pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa “TV Mix”, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador da atração, Serginho Groisman, e segue acontecendo até os dias atuais. Neste ano, celebra sua 31ª edição, comemorando os 150 anos da publicação do primeiro quadrinho brasileiro. 

A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG). Na premiação, obras concorrem em diversas categorias dentro de “Projeto Editorial” e “Projeto Gráfico”. Os resultados serão divulgados dias antes do evento oficial, marcado para 15 de setembro de 2019, às 17h30, na comedoria do SESC Pompeia, em São Paulo, com apresentação do próprio Groisman. 

Neste ano, a estatueta do prêmio será do personagem Nhô Quim, uma criação de Angelo Agostini publicada pela primeira vez em 30 de janeiro de 1869, no semanário “Vida Fluminense”. Agostini, italiano radicado no Brasil, foi um importante personagem na época, tendo papel fundamental como ativista pelo movimento republicano e anti-escravagista. Nhô Quim foi seu primeiro personagem fixo e com capítulos semanais, publicados na revista “Vida Fluminense”. 

hq mix 2

A data da publicação do quadrinho pioneiro, 30 de janeiro, ficou conhecida como “Dia do Quadrinho Brasileiro”, comemorada em todo o país desde 1984. A escolha da celebração teve como base as pesquisas realizadas pela Associação dos Caricaturistas e Quadrinhistas de São Paulo, fundada em 84.

hq mix 1

Outra novidade da edição deste ano é a homenagem a Carlos Edgard Herrero. O paulistano, nascido em 2 de agosto de 1944, estudou na Escola de Belas Artes e desenhou cerca de quatro mil páginas de quadrinhos Disney para a Editora Abril. O artista foi o responsável pela criação do visual de diversos alter egos do personagem Peninha, como o herói Morcego Vermelho e o cowboy Pena Kid. Colaborou, também, com a revista Crás! e desenhou HQs de suspense, terror, ficção científica e faroeste, além de escrever e ilustrar livros infantis. Em 2015, Herrero já foi premiado com o Prêmio Angelo Agostini, na categoria Mestre do Quadrinho Nacional.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More