Rock, country, hip-hop. Veja onde nasceu cada gênero musical

Cruzamento entre as 100 maiores do gênero e sua origem geográfica

Um cara chamado John Thompson assistiu uma palestra do Malcom Gladwell no Alteryx Inspire 2019 em que ele mostrava como o berço da música country é bem localizado no sudeste dos Estados Unidos – e bem distribuído por cidades pequenas, em áreas rurais. Para chegar a esta conclusão, o Malcon Gladwell usou a lista das “100 maiores músicas Country de todos os tempos” (compiladas pela revista Rolling Stone em 2014) e mapeou a origem geográfica de cada uma. E o tal John Thompson que estava na platéia gostou tanto da ideia que adicionou mais 2 gêneros (Rock e Hip-Hop) em mapas interativos. Assim nasceu o Where The Music is Born.

O Country vem do sudeste americano

Pelo mapa dea para perceber que realmente a música caipira dos Estados unidos surgiu no sudeste do país e bem pulverizada mesmo.

Screen Shot 2019 08 20 at 8.15.53 AM

O Hip-Hop é de Nova Iorque (o estado todo)

Já o Hip-Hop é nitidamente mais concentrado nas cidades do estado de Nova iorque e arredores, um gênero musical com uma característica mais aguda, associada a um movimento cultural mais pontual e intenso.

Screen Shot 2019 08 20 at 8.16.22 AM

O Rock é Inglês

O berço do rock é mesmo na Inglaterra. Calma, ninguém estea dizendo que o rock nasceu lá, mas é fato que de lá vieram os maiores clássicos do gênero de todos os tempos. Na verdade, o rock tem uma certa “dupla-cidadania” com os Estados Unidos porque é fruto de um vai-e-vem entre esses dois países, com os dois consumindo e gerando músicas sob influência do outro. No continente americano, dá até para reparar que além dos “grandes centros” nas costas oeste e leste, aparece também o Tennesse, onde o rock se misturou bastante com o Country.

Screen Shot 2019 08 20 at 8.16.52 AM

Conclusão

Enfim, obviamente esses mapas usam apaenas as 100 maiores músicas de cada gênero e o critério é o da popularidade. Ou seja, não é uma amostragem densa e abrangente e nem tem essa pretensão. é apenas fruto de um entusiasmo de um cara na platéia de uma palestra, mas que apesar de ser uma iniciativa modesta, é bem interessante. Até o discutível critério da popularidade é legal porque mostra onde o gênero foi mais consumido mesmo, e não apenas onde foi mais composto. Mostra o envolvimento da sociedade e o consumo de fato. Passa lá e dá uns cliques.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More