Estudo revela que nossa galáxia é deformada

O Nature, International Journal of Science, divulgou um mapa em 3D que revela esse caráter um pouco torto da Via Láctea.

O Nature, International Journal of Science, é uma das principais publicações voltadas à ciência do mundo. Com frequência, divulga descobertas reveladoras sobre o universo. A mais recente delas comprova, por meio de um mapa 3D, que nossa galáxia é torta. É isso: normalmente ilustrada de com a forma de um disco plano e achatado, a Via Láctea, na verdade, tem uma série de deformações, especialmente nas bordas. Ou seja, nem isso é plano…

Quando olhamos na horizontal, dá pra ver bem essas espécies de “lombadas” que ela tem. A imagem é bem rica em detalhes, revelando a imagem da galáxia em alta resolução. 

O objetivo da produção do mapa vai além de matar a curiosidade das pessoas, é claro. A ideia é que o levantamento sirva de base para que astrônomos conduzam estudos relacionados à evolução da Via Láctea, entendendo quais foram os acontecimentos responsáveis por fazer com que ela adquirisse esse formato e identificando ainda mais informações sobre grupos específicos de estrelas. O mapa, por exemplo, mostra que estrelas de idade similar estão agrupadas em arcos estreitos. 

De forma bem resumida, o que esse mapa mostra são estrelas ultraluminosas chamadas “Cepheids”. Esse disco distorcido, em forma de espiral, é formado por elas. Ele foi obtido por meio de uma medição de distâncias diretas entre estrelas individuais – até agora, os melhores mapas da Via Láctea consideravam medidas indiretas, baseadas em observações de gás ou estrelas em uma determinada direção e estruturas vistas em outras galáxias. Essa medição de posições e distâncias de estrelas supergigantes conhecidas como “Cepheids” foi comandada por uma equipe da Universidade de Varsóvia, usando o telescópio Optical Gravitational Lensing Experiment, no Observatório Las Campanas, no Chile.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More