Sociedade 5.0 e KondZilla

IT Forum X: O futuro (bem próximo) pensado e discutido agora.

Na Sociedade 5.0, uma nova civilização emerge, pautada por uma profunda transformação com o respaldo da tecnologia e do digital. Internet das coisas (IoT), big data, blockchain, inteligência artificial (AI) e tantas outras novidades surgem a cada dia e prometem uma verdadeira revolução nas empresas e na sociedade, interferindo e modificando de forma definitiva o jeito como nos relacionamos, trabalhamos e convivemos. Você já deve ter lido que: o que conhecíamos ontem já não vale mais amanhã, e o futuro ainda é incerto. Mas nesse cenário, altamente disruptivo, uma coisa sabemos: o humano precisa estar no centro. Afinal, são as pessoas as responsáveis por transformar o futuro e suas carreiras, independente da ascensão e do domínio das novas tecnologias e plataformas. Nesse sentido, vale apontar alguém que tem se destacado, criado seu próprio jeito de trabalhar – movido pelo tal propósito que tanto ouvimos falar – e que serve aqui como exemplo para ilustrar esse papo. É o Kond.

O que ele pode nos ensinar sobre ressignificação profissional?

Analisando alguns dados à primeira vista, fica claro que alguma coisa de diferente – e de muito certo – ele fez/está fazendo. Acompanhe aqui: no Brasil, existem cerca de 780 mil canais de YouTube, sendo 41 deles com mais de dez milhões de inscritos. Entre todos esses canais, o maior é o dele, KondZilla, que já ultrapassou a marca dos 51 milhões de inscritos – número este que, a título de comparação, representa um quarto da população brasileira. Na lista mundial dos dez maiores canais do YouTube, há apenas um brasileiro – ele mesmo, no terceiro lugar do ranking.

Konrad Dantas ainda se tornou um dos mais importantes nomes da lista global de 100 Afrodescentes Mais Influentes (MIPAD) de 2019, ranking que tem apoio da ONU. Este criativo produtor brasileiro é empresário e diretor criativo de arte com reconhecimento mundial. O fundador do selo KondZilla Records também está à frente da KondZilla Filmes, da KondZilla Wear (marca de roupas com temática sobre cultura periférica) e de uma agência de artistas, além de um portal com conteúdo sobre comportamento jovem. Konrad, além de diretor de videoclipes, atua como diretor de cena na Conspiração Filmes e também é diretor criativo da Orloff. Foi selecionado para palestrar no South by Southwest de 2018 na mesa intitulada “From Invisible to 8Bi Views: Kondzilla” (“De Invisível a 8 Bilhões de Visualizações: Kondzilla”). Ainda no ano passado, foi eleito pela GQ Brasil como ‘Homem do Ano’ na categoria Música. Já em 2019, destacou-se no cenário do audiovisual ao lançar “Sintonia”, série que leva o selo original Netflix em parceria com a produtora Los Bragas que já recebeu uma série de críticas internacionais positivas, sendo apontada como a mais bem sucedida produção original brasileira na plataforma. E é ótima mesmo. Uma segunda temporada, é claro, já está nos planos da gigante de streaming.

Ou seja: a primeira conclusão que tiramos aqui é que, por mais que ele tenha contado com a ajuda das novas plataformas, que possibilitam um alcance muito maior de público, tal como o YouTube e, claro, a Netflix, uma mente criativa ainda é o que está por trás dessas carreiras emergentes. O mercado, justamente por conta dessas tecnologias, fica cada vez mais competitivo – volte ali em cima e cheque quanta gente apenas no Brasil está tentando encontrar seu lugar ao sol no YouTube – e fica claro então que só vai conseguir chamar a atenção quem de fato trabalhar para produzir um conteúdo original, criativo e inovador.

Como estamos sempre buscando movimentos (como o SXSW e o recente Hacktown – que somos parceiros -por exemplo), chegamos ao IT Forum X. O Kond é um dos destaques da programação do IT Forum X, evento que pretende discutir exatamente essas questões – o mundo, os negócios, a tecnologia e os profissionais – por meio de exemplos de pessoas que já encontraram seus caminhos para aliar tecnologia e criatividade humana, vida pessoal e profissional e assim, construírem novas possibilidades e um futuro de sucesso – em todos os sentidos. Ao acompanharmos já há alguns anos a programação do SXSW, bem como as novidades que são apresentadas ali todos os anos, as tendências e as movimentações do mercado, ligamos nossos radares para outros eventos que também tenham como objetivo fazer investigação e que por meio de uma curadoria especializada possam contar com a participação desses principais agentes de transformação do mercado e da sociedade em seus painéis e debates. Com o tempo, vamos fazendo uma boa listinha por aqui também.

Voltando ao Kond, o que ele vem nos provar com sua bagagem é que a mente criativa e visionária, aliada a tecnologia, é um ingrediente precioso em qualquer receita de sucesso, resumindo então o tema de um dos painéis do evento: “Ressignificação profissional: pessoas, e não tecnologias, definirão o futuro”. O papo mediado por Lázaro Ramos contará com a participação de Kond, claro, ao lado de outros dois grandes nomes: Pyong Lee e Karol Conka. O IT Forum X parte de um ponto crucial: como a tecnologia vai engolir diversas carreiras, a única forma de se prevenir é se aliar a ela e correr atrás das novidade para não ficar parado e ser levado por essa onda de novas profissões e áreas de atuação que até então nem existiam como tal.

itforum

O ponto mais bacana do evento (que rola nos dias 16 e 17 de outubro) é o seu formato, que foge daquelas “feiras” tradicionais e se assemelha mais a grandes festivais gringos, como o próprio SXSW, que serviu de inspiração para a sua criação, apostando em uma programação ampla. São 18 palcos de conteúdo, 250 palestrantes, 220 palestras e mesas redondas, 80 pitchs de startups, 150 marcas e soluções e 10 praças temáticas. A intenção é ousada: reunir o setor de TI de uma forma mais relacional e com muito conteúdo, promovendo networking e oportunidades de negócios para patrocinadores.

Coisas boas por lá, como conversas sobre:  “Inovar, o imperativo do século” (com participação do Paulo Kakinoff da Gol), “Empreendedorismo digital: empoderando o País na Sociedade 5.0” , “Educação 5.0” e  “O futuro da comida e as foodtechs” entre muitos outros. Vale a pena dar uma garimpada no site.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More