compilatum, a newsletter do @baldorium

Tudo começou quando terminou. No caso, o que terminou foi um blog, o baldorium, onde eu publicava listas e compilados de forma infrequente desde 2007, somando alguns grandes hiatos e percalços. Logo depois, o blog virou um podcast, ou melhor, três. O projeto se encerrou por falta de verba (e tempo…), mas sempre fica a vontade de dividir os links, conteúdos e novidades que acabo sabendo e recebendo.

Então, para não perder a tradição, essa antiga sessão do blog volta pelo Medium e também por e-mail. Fica aqui o início de um registro para a minha sempre vagante e mutante mente. Habemus newsletter:

A internet como conhecemos em 2019 foi construída por uma série de experiências, erros e acertos. Essa lista de 100 sites que moldaram a “rede mundial de computadores” mostra bem esse processo.


Tesouros arquitetônicos que passam despercebidos e construções feiosas que não são nada feias. Esses dois links são um deleite para os fãs de arquitetura, arte, turismo e para revisar seu gosto por edifícios, digamos, diversificados.


Com vontade de ler quadrinhos antigos? E de graça, sem contravenção? O Digital Comic Museum oferece centenas de HQs, muitas praticamente esquecidas do público. O acervo vai até a década de 1950 e é imperdível para fãs do gênero.


Eu adoro mapas. Não posso ver um catálogo, um atlas, um site com cartografias reais ou fictícias que já quero devorar. Nunca havia entendido bem o porquê. O autor Austin Kleon escreveu um ótimo texto justamente sobre isso.


Uğur Gallenkuş, um turco com uma câmera na mão (e um bom uso de programa de edição de imagens) montou esse perfil impactante dos contrastes entre as pessoas do mundo. Uma ideia simples com uma execução perfeita.

Veja também:

+ Conserve the Sound, um museu virtual de sons em extinção.
+ O quadrinista Brian Michael Bendis celebra Stan Lee em My Moments With Stan.
+ As 15 imagens que resumem a Primeira Guerra Mundial.
+ Baixe as fontes de todas as edições de Dungeons & Dragons.
+ Aprenda equações de segundo grau jogando Super Mario Quadratics.


O Compilado é uma publicação semanal construída com histórias e dicas (novas e consagradas) para agradar todos os tipos de curiosos. Inscreva-se gratuitamente, confira os posts antigos no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More