Universidades Portuguesas na luta contra o cyberbullying

Uma plataforma digital que permite à vitima, de forma anónima, denunciar o número de telemóvel do seu agressor

De acordo com um estudo recém-publicado no Reino Unido, adolescentes vítimas de bullying apresentam o triplo das probabilidades de tentar o suicídio.

Apesar dos números alarmantes, o bullying tem sido um tema regularmente discutido nas diferentes partes do mundo. Inclusive, são cada vez mais as ações que tentam, de uma forma passiva e informativa, consciencializar os jovens para esta realidade. O próprio entretenimento, por exemplo, através da série “13 Reasons Why”, disponível na Netflix, já tentou alertar para a importância deste assunto. Contudo, os números de bullying não param de aumentar. Por maior que seja a comunicação, para alertar e informar, o problema ainda está bem presente.

Atualmente, num mundo constantemente conectado, o bullying tem ganho expressão através das redes sociais. Apesar de a maioria das aplicações permitir a denúncia de comportamentos inadequados, o Whatsapp, a plataforma de mensagens mais utilizada no mundo, devido à sua criptografia, não permite que casos de bullying sejam devidamente denunciados. Por este motivo, o Whatsapp é o único espaço onde o agressor tem a liberdade para atuar. A aplicação não pode bloquear ou controlar as mensagens.

Através da utilização de uma ferramenta de reconhecimento de operadoras móveis, o site termsagainstbullying.com irá receber as denúncias das vítimas de cyberbullying e irá proceder ao envio das mesmas para o órgão regulador do país da Europa a que corresponde o número de telemóvel do agressor. A entidade reguladora, por sua vez, irá ficar responsável por contactar a operadora móvel e garantir que esta cumpre com o que está no contrato: o cancelamento do contrato entre a operadora móvel e o cliente que praticou a agressão.

Para além disso, o site apresenta ainda os tipos de bullying de forma a informar e a ensinar todas as formas de violência digital passíveis de denúncia.

O projeto foi idealizado pela agência independente White Rabbit Budapest.

“Encontramos, na arma do agressor, a sua maior fraqueza: todas as Telecoms do mundo contam nos “Termos & Condições” do contrato com uma cláusula anti violência que assegura, por lei, a rescisão do contrato daquele que se utiliza do serviço para agredir. Sabendo disso, criamos uma ferramenta digital que permite à vítima, anonimamente, denunciar o número de telemóvel do agressor. Essa inovadora ferramenta automaticamente identifica a empresa provedora de internet e mostra a seção do contrato onde essa cláusula se encontra. Com esses contatos e provas reais do cyberbulling cometido, as empresas responsáveis tem tudo o que precisam para identificar, rescindir contratos e expulsar de vez os Cyberbullies da internet.”

comenta
István Bracsok, CCO of White Rabbit Budapest

Direção de Arte linda para um assunto sério.

CREDIT LIST


CLIENTS: Universidade Lusófona, ISCAL 260, Universidade de Madeira, Universidade de Évora, Universidade do Algarve, ISAL, Universidade Autônoma de Lisboa, Universidade Alberta, Queen Elizabeth’s School.
AGENCY: White Rabbit Budapest
CCO: István Bracsok, Levente Kovács
CREATIVE DIRECTOR: André Felix, Luis Paulo Gatti
COPYWRITERS: Daniel Bensusan, Rafael Bornacina, André Nunes Bueno and André Felix
ART DIRECTORS: Luis Paulo Gatti, Kauê Barbosa, Marcos Mendes Tanaka, Shuzhan Yu
ILLUSTRATION: Shuzhan Yu
WEB DEVELOPER: Lee Monteiro
CLIENT SERVICE DIRECTOR: Levente Bálint
ACCOUNT DIRECTOR: Beata Stumpf
ACCOUNT MANAGER: António Gonçalves
PRODUCTION COMPANIES: Canja Audio Culture and Monster Films

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More