Os talentosos irmãos Phoenix

Sucesso e tragédia familiar

Nascido em 23 de agosto de 1970, em uma pequena cidade do estado de Oregon, EUA, River Phoenix foi considerado um dos atores mais talentosos de sua geração e teve sua trajetória interrompida no auge da sua carreira por sua morte prematura em 1993.

Joaquin e River Phoenix passeando com sua mãe

Seus pais tinham um estilo de vida cigano, movendo-se muito com o pequeno Phoenix para vários países, chegando até a morar na Venezuela, para fazer parte de um movimento supostamente religioso chamado “Filhos de Deus”. Como missionários da seita, a família transitava entre os Estados Unidos, México, Porto Rico e Venezuela, e foi nesse período que Phoenix ganhou mais 3 irmãos, dentre os quais, Joaquin Phoenix, que nasceu em San Juan, Porto Rico em 1974. Anos mais tarde, ainda ganharam mais uma irmã.

EEEmhHKX4AA IqT
Joaquin e River, gente como a gente

Quando criança, River Phoenix aprendeu a tocar violão e cantar. Ele e sua irmã se apresentavam nas ruas de Caracas para ganhar dinheiro e distribuir literatura sobre suas crenças religiosas. Após uma desilusão com a seita, a família decidiu deixar o país e retornar aos Estados Unidos em 1978. Passaram um tempo na Flórida onde River Phoenix se apresentava em shows infantis locais começando a atrair atenção por sua performance.

My Own Private Idaho
River Phoenix e Keanu Reeves no Garotos de Programa – 1991

Sua família se mudou para a Califórnia para ajudar a carreira do pequeno River Phoenix na indústria do entretenimento. No começo, River participou de alguns comerciais e então, em 1982 conseguiu o papel em uma série de televisão de sucesso. River Phoenix continuou trabalhando por insistência da sua mãe, fazendo uma série de participações especiais.

Em 1985, River Phoenix estreou no cinema interpretando um jovem inventor, no clássico da Sessão da Tarde, “Viagem ao Mundo dos Sonhos” com Ethan Hawke. Seu próximo filme, “Conta Comigo” – 1986, o imortalizou como o valente Chris.

Conta Comigo – 1986

Após uma série de filmes sem muito prestígio, River Phoenix teve a oportunidade de interpretar o adolescente Indiana Jones no blockbuster “Indiana Jones e a Última Cruzada” – 1989, dirigido por Spielberg.

Indiana jones e a Última Cruzada – 1989

River chegou a ser indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação em “O peso de um passado” – 1989, e foi o James Dean dos anos 90, tornando-se o mito para sua geração após participar do filme de Gus Van Saint, “Garotos de Programa” – 1991, onde atuava pela segunda vez com o então amigo Keanu Reeves. Antes de morrer era um dos atores mais requisitados de Hollywood e sua ausência abriu espaço para DiCaprio, Reeves, Pitt entre outros. Na época, sua agenda estava lotada por mais alguns anos, inclusive ficaria com o papel do jornalista do filme “Entrevista com Vampiro” – 1994, onde recebeu uma homenagem póstuma.

Seu irmão do meio, Joaquin Phoenix testemunhou a morte de River em 1993, enquanto os dois estavam do lado de fora da boate The Viper Room em Hollywood. River morreu após uma overdose de drogas e chocou o mundo. Ele tinha apenas 23 anos.

Joaquin Phoenix já vinha seguindo os passos do seu irmão mais velho, perdeu sua referência e apoio naquele momento, mas não seu talento, e aparentemente assumiu o manto do talentoso irmão primogênito, com boas escolhas em papéis inesquecíveis em filmes como: Gladiador – 2000, Sinais – 2002, Johnny & June – 2005,  Her – 2013, além de três indicações ao Oscar.

Her poster
Her – 2013

Recentemente no Festival Internacional de Filmes de Toronto, onde compareceu para apresentar seu último trabalho em Coringa, Joaquin prestou uma carinhosa homenagem ao seu irmão River dizendo: “…Quando eu tinha 15 ou 16 anos, meu irmão River chegou em casa do trabalho e ele tinha uma cópia em VHS de um filme chamado  Touro Indomável e ele me sentou e me fez assistir“, disse Phoenix no festival. “E no dia seguinte ele me acordou e me fez assistir de novo e eu sou grato a ele por isso…”

Joaquin Phoenix está sendo elogiado por sua atuação no Coringa de Todd Philipps, interpretando o instável mentalmente Arthur Fleck, um aspirante a comediante que decide revidar contra as pessoas que o rejeitaram. O ator chegou a perder 23 quilos para o papel, já é um dos favoritos para o Oscar 2020 e com o hype, o ator atingiu o topo do ranking do IMDB.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More