“Pose”, uma série necessária e ousada

Drama de Ryan Murphy sobre os bailes e lutas da comunidade LGBT em uma NY da década de 80, já está disponível na Netflix

Há muita coisa acontecendo em Pose, o novo drama de FX que chegou na Netflix, e que explora as origens da cultura de bailes de Nova York, mas pouco disso parece supérfluo. A sequência de abertura sozinha, do primeiro episódio, é repleta de apresentações, elegância para rainhas, um assalto e coreografia – e cada parte é divertida e significativa. Nenhum ponto é descartado na elaboração dessa primeira impressão memorável e significativa.

Essa reflexão ocorre durante a primeira metade desta série vibrante e extravagante dos criadores Ryan Murphy, Brad Falchuk e Steven Canals, o último dos quais tentava executar esse projeto desde 2003. Depois de se unir a Murphy e Falchuk, Canals avançou com sua história sobre grupos marginalizados que brilham mesmo entre os já desprivilegiados. E Pose é inflexível ao interpretar o racismo e a transfobia que existem na comunidade LGBTQ, mas o programa parece mais interessado em proteger seus personagens de novos abusos. Aqui, é a alegria e a ambição das pessoas queer, em vez de seu sofrimento, que dirigem a história.

No mesmo turbilhão durante a abertura, encontramos os membros da House Of Abundance, incluindo a imperiosa Elektra (Dominique Jackson) e a ambiciosa Blanca (MJ Rodriguez), cuja rivalidade está no centro de Pose. Quando Blanca sente a necessidade de garantir seu legado, ela estabelece sua própria casa, a House Of Evangelista (batizada em homenagem à então modelo “iniciante” Linda Evangelista). Elektra manifesta seu descontentamento com requintada elocução e intermitente atropelamento dos recém-chegados, liderados por seu ex-discípulo.

Essas batalhas na pista de dança são frequentemente os momentos mais impressionantes do show, mas a mais recente rixa na tela de Murphy é uma luta limpa; as mães da casa trocam farpas e olhares desdenhosos, mas sua competição é igualmente marcada por uma admiração mútua e relutante. Em vez disso, a leitura é deixada principalmente para o Pray Tell (MVP da série Billy Porter), um mestre de cerimônias de uma inteligência minguante que esconde seu grande afeto por Blanca e seus novos desajeitados.

A equipe criativa por trás de Pose – incluindo Janet Mock e Our Lady J, escritoras de Transparent (Amazon Prime) quer levar a discussão sobre a cultura dos bailes (e mais geralmente, a cultura Drag) para além de marcos como “Paris Is Burning“. Não que o programa seja de alguma forma desprezível de seus antepassados criativos; na verdade, é bastante reverencial, com frequentes acenos para o documentário de Jennie Livingston. Mas Pose visa expandir a compreensão (especialmente para os não iniciados) de como essas casas funcionavam como trampolins criativos, bem como locais de refúgio.

Pose conta a história de modo facilmente mais tranquilo, se comparado as demais séries de Murphy, mas não é sem conflitos. Além da competição esporadicamente amigável de Elektra e Blanca, esse drama do período aborda a transfobia, a homofobia, a crescente crise da Aids – a insensível indiferença do governo Reagan em relação à doença – e desigualdade econômica, bem como a taxa desproporcionalmente alta de desabrigados entre trans e gays na sua juventude.

Por fim, a serie usa seu propósito com confiança, mas com leveza. Sim, é uma história de luta constante, mas destaca as aspirações de seus personagens. É sincero, dinâmico e divertido, incrivelmente elaborado, consciente de que é um show sobre bailes que deve ser capaz de ter um bem feito.

A temporada 2 melhora, e garantiu neste ano o Emmy de Melhor Ator para Billy Porter, se estiver procurando algo para descobrir na Netflix, esta é minha indicação.

. Pose
. Netflix (Já no Brasil)
. Episodios: 8 (T1)
. Tempo Médio: 50 minutos cada em média
. Drama

Receba nossos posts GRÁTIS!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More