Wireframe, podcast sobre design e a procura do som perfeito para produtos eletrônicos

Outro dia topei com um podcast sobre criação de áudio para produtos e . Bem, o assunto geral do podcast é DESIGN. Esse episódio específico é que tratava do SOM como elemento de EFICÁCIA dos produtos (e o que é bom design senão justamente a busca pela eficácia junto com a forma?).

O podcast se chama Wireframe e é uma parceria da empresa de softwares Adobe com a Gimlet Media (aquela mesma produtora de que foi comprada pelo Spotify por US$ 230 milhões no inicio deste ano).

Como fazer para criar os sons de uma maquininha de cartão de crédito, por exemplo? Devem ser sons audíveis em um ambiente barulhento como na época do Natal. Também precisam passar corretamente as informações para o usuário: que a transação foi completada e que ele deve retirar seu cartão (o som precisa passar uma sensação agradável de “deu certo” e ao mesmo tempo lembrá-lo de não esquecer o cartão na loja). O brainstorm discutido nesse episódio pega esse e outros exemplos. E aí você descobre que existe um estúdio especializado nesse tipo de som, o CMoore Sound, na Califórnia (só podia). É seu fundador, Connor Moore, quem conta sobre esse trabalho tão específico e tão pouco requisitado no Brasil.

Pra quem gosta de escutar podcast, Wireframe é uma boa dica – a Gimlet produz muito bem nessa linguagem. E para quem trabalha com produção de áudio ou precisa criar um briefing pensando no som, os tópicos tratados ali ajudam a focar no que realmente importa. Não é essa a função do bom design? Dê o play aqui embaixo ou direto no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outros mais.

Default image
Marcos Azambuja
é músico, compositor e produtor musical

3 Comments

  1. Eles tinham perdido um pouco a tração. Tinham parado com os episódios do Wireframe em março mas pelo visto estão retomando em boa cadência. Que bom! São bons os episódios. Para quem gosta de design, de histórias, de pensar user experience em todas as áreas… ou mesmo para quem está dentro destas indústrias, como a de saúde (episódio 1 da temporada 2).

Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh