Podcast discute o fazer publicitário + dica quente para ouvir em inglês, mesmo sem dominar o idioma

Esta semana o Mark Pollard destacou em sua newsletter o novo podcast The Overthinkers, dos planejadores Rachel Mercer (Executive Strategy Director da R/GA) e Shann Biglione (Head of Strategy da Zenith EUA) que trabalham em Nova York e que discutem temas do fazer publicitário. 

Então faço este complemento ao meu post original sobre podcasts de planejamento e estratégia e conto um pouco mais deste novo projeto, que já comecei a ouvir. O episódio inicial ‘Is The Client Always Right?’ (aqui ou abaixo) é muito interessante. Fala sobre a relação que as agências travam com os clientes. 

Começam citando um estudo da Wake Forest University chamado ‘Antecedents of Bullshitting’ que estuda porque as pessoas falam tanta bobagem. Um dos aspectos que o estudo levanta é que as pessoas tendem a falar mais besteira quando se sentem pressionadas a ter uma opinião sobre alguma coisa. E que o comportamento de falar bobagens aumenta quando as pessoas sentem que não serão responsabilizadas ou não terão que explicar suas besteiras. Uma boa leitura que você pode ler na íntegra aqui.

bullshit

O que eles discutem no podcast é como observam que muitas vezes as agências não estão preparando seus clientes para dar orientações ou feedback bem-sucedidos. Eles falam que para sair do gosto/ não gosto e das bobagens que vem junto com esse tipo de critério, eles tem adotado estratégias diferentes que envolvem muitas vezes fazer as perguntas mais fechadas e específicas que ajudem a avaliar o que está sendo apresentado: questões sobre o público-alvo, a linguagem, o tom, se percebem os pilares da estratégia sendo endereçados… enfim, vão contando um pouco como fazem.

Lá no meio da conversa Rachel traz um pouco a sua vivência em ser uma mulher jovem liderando uma equipe e a dificuldade que sentiu muitas vezes em ser ouvida e respeitada por clientes homens de meia idade. Enfim, acho que já contei muito… e o papo nesse podcast é bom e merece ser ouvido.

Screen Shot 2019 10 16 at 103401

Os temas dos outros episódios, que ainda não ouvi, soam bem instigantes:Trabalhar em propaganda ainda vale a pena?, ‘Planejamento em uma escala global ainda é possível?’, ‘Existe um dilema ético em trabalhar em publicidade?’.

PARA QUEM NÃO ENTENDE SUPER BEM O INGLÊS

Otter ai

Uma coisa inteligente e que ajuda quem não se sente super confortável no inglês é que eles transcreveram todos os episódios usando o app Otter. E publicaram no Medium.

Aliás vocês podem fazer isso com qualquer podcast em inglês. Baixa o app no celular, coloca para ouvir o podcast em inglês, o app transcreve para o inglês em tempo real e depois tudo o que você precisa fazer é jogar num tradutor como o Google Translator. Isso é muito útil em palestras ao vivo e vídeos também.

Mesmo que você domine o idioma usar o Otter pode ser uma boa ideia por outras razões. Eu leio mais rápido do que ouço e muitas vezes quero saber se vale a pena ouvir um determinado podcast. O Otter torna mais fácil também armazenar as ideias contidas nos podcasts… enfim, os usos possíveis são muitos. #ficaadica

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More