Assistiu ‘Watchmen’ na HBO e entendeu pouco? Vem ler aqui antes do próximo episódio

Quando a HBO anunciou Watchmen como série, apostando como se fosse o novo Game Of Thrones, eles não estavam brincando. Agora, depois do lançamento do primeiro episódio, entendemos melhor o que eles quiseram ‘dizer‘ com isto, e também descobrimos a complexidade de história similar que GoT teve no começo. Um bocado de coisa aconteceu mas, acredite, só quem realmente leu ou conhece a HQ realmente curtiu completamente o episódio.

Mesmo com o teaser trailer, ficamos ainda coçando a cabeça tentando entender exatamente o que seria. Descobrimos, a versão de seriado da HBO acontece como continuação das HQs originais de Alan Moore, até aqui, tudo bem. A questão é: A empresa consegue duplicar a sensação GoT apresentando cenas e conexões de fatos pré-acontecidos que poucas pessoas conhecem? Não sei dizer ainda, depende do sucesso da série.

Em breve review: O primeiro episódio é brilhantemente feito. Esta opinião é que por quem já conhece os detalhes da HQ. Para quem não leu, deve ter curtido um bocado a abordagem do assunto atual, mas ficou se perguntando o nível de importância de algumas ações e cenas.

Pensando nisto, criei aqui um compilado rápido de como você pode entender melhor o universo que acabaram de nos apresentar, e aproveitar o replay ou o próximo episódio já se segurando no sofá.

Origens

Separei dois vídeos para você escolher e assistir, ou pode assistir os dois sem problemas. Um em inglês sem legendas, o outro feito canal de youtube Nerd All Stars, que explica bem e em detalhes a história. Sim, ambos valem o play e vão falar coisas similares, mas um tem uma versão rápida e o outro tem maiores detalhes. Escolha:

Nerd All Stars, totalmente em pt-br:

https://www.youtube.com/watch?v=Q93sTOPJDoE

Alt Shift X – totalmente em inglês e sem legenda:

Fase HBO: Personagens que retornam

Se chegou aqui, então você já tem uma grande base do que aconteceu antes em um dos vídeos acima e – caso tenha assistido o seriado – começa a entender melhor os acontecimentos como, a chuva de lulas e a nave do Coruja. E agora também começa a fazer maior sentido a frase do teaser para a série:

Alguns personagens morreram na timeline e outros continuaram suas vidas, desde 1985 (data da história na HQ) muita coisa aconteceu, e eis que começamos a ter uma visão rápida de quem volta e o que pode ter acontecido durante o tempo. Aqui seguem os personagens que devem aparecer em continuidade direto da HQ:

Laurie Blake (Juspeczyk), Silk Spectre

silk spectre 1

Na série, Laurie adotou o sobrenome de seu pai, o que é interessante desde que ele era o Comediante, um ex-aventureiro fantasiado que se tornou agente do governo que nunca fez parte da vida de Laurie e que, de fato, havia agredido sexualmente a mãe de Laurie, a Silk Spectre original, quando eles estavam no Minutemen juntos. — Como será que ela está após divorcio do Doutor Manhattan, será que ainda casada com o Coruja?

Adrian Veidt, Ozymandias

ozymandias

Jeremy Irons aparece em Watchmen da HBO como Ozymandias, o herói que se tornou assassino em massa da graphic novel. Como você ouviu em um dos vídeos acima, ele é um dos vilões mais assustadores da série que ainda sonha em manter a paz do mundo, do jeito que ele quer.

Dr. Jon Osterman, Doutor Manhattan

doctor manhattan

Os trailers de Watchmen sugeriram o retorno de Doctor Manhattan, o único personagem neste mundo (até agora) com superpoderes reais. Nos quadrinhos, ele foi visto pela última vez saindo para uma galáxia diferente, onde ele disse que iria tentar criar uma vida… E agora, ele está de volta, mas por que?

Rorschach, inspirador da Sétima Cavalaria

rorschach

Como observado na história original, Walter Kovacs, também conhecido como Rorschach, morreu no final dos Watchmen original, mas seu legado vive em uma interpretação distorcida pelo grupo supremacista branco, o Seventh Kavalry. Os membros dessa organização terrorista usam versões improvisadas da máscara de mancha de tinta de Rorschach e citam seu diário – que ele havia divulgado ao mundo antes de sua morte -, mas distorceram suas filosofias para seus próprios propósitos sombrios.

Os principais pontos do primeiro episódio

[SPOILERS COMEÇANDO DEPOIS DESTA LINHA]

Chegamos na parte do seriado, após seu masterclass de Watchmen. Aqui você pode pular caso quiser rever o episódio ou ainda não assistiu. Mas se quiser acompanhar o que poderia ter perdido, segue a lista de algumas referências, tem dezenas de outras que vale rever e até pesquisar no youtube para ajudar:

Watchmen episode 1 title 1

O nome do episódio, “It’s Summer and We’re Running Out of Ice“, é uma letra de música de Oklahoma, e conta alguns prenúncios importantes sobre o final chocante do episódio.

Watchman Tulsa Massacre

A cena de abertura do programa não é de uma história fictícia dos Estados Unidos. Foi um evento real que ocorreu de 31 de maio a 1º de junho, em um dos piores distúrbios raciais da história americana. Cidadãos brancos na cidade altamente segregada de Tulsa tentaram invadir um tribunal onde um jovem negro estava sob a proteção de homens negros armados, alguns deles veteranos da Primeira Guerra Mundial, como o pai da criança da foto acima, visto no episódio.

Um pouco do porque os criadores da série queriam gravar e abordar a história por lá.

Watchmen Pod interrogation

Não está claro quem é o responsável pelas chuvas de bebês lulas. De qualquer maneira, alguma entidade continuou a perpetuar a mentira de Ozymandias (Origens), a fim de manter a paz. Nesta cena, vemos um dos novos personagens perguntar se a pessoa a sua frente acredita que o acontecimento da Lula foi uma invenção do US ou aconteceu de verdade, durante um interrogatório.

Watchmen newspaper

O jornal destaca que o vilão da historia original foi declarado morto, por não aparecer por anos depois de matar 3 milhões de pessoas em sua mentira – e até hoje ninguém descobrir. Também mostra o tom da série falando de uma notícia que o grupo de Supremacistas Brancos do KKK estão vandalizando a Estátua da Liberdade, e ao lado vemos que as chuvas de lulas constantes destroem propriedades e fazem vítimas.

Watch Watchmen

Crookshanks (a empregada da mansão) deu a seu mestre um relógio de bolso que se assemelhava – possivelmente até é – ao que já pertenceu ao Dr. Manhattan. A nova peça que Veidt diz aos seus empregados que está escrevendo, a tragédia em cinco atos “O Filho do Relojoeiro“, é uma referência direta ao Dr. Manhattan, que nasceu Jonathan Osterman, filho de um relojoeiro.

Relógios e a passagem do tempo eram um tema recorrente nos quadrinhos de Watchmen, e foram ouvidas por várias partes durante a estreia da série. Tick tock, tick tock….

Watch Batteries Watchmen

O líder da Sétima Cavalaria fez duas referências diretas a Rorschach. A primeira foi quando ele ecoou a famosa citação do vigilante sobre sussurrar “não” quando as pessoas gritam para “nos salvar“. A outra veio quando o líder do grupo disse: “E nunca vamos comprometer“, assim como Rorschach se recusou a comprometer, encontrar um meio-termo, mesmo com o mundo na beira do abismo (na HQ).

Quanto ao seu grande plano secreto, o grupo coleciona baterias de relógios que não são mais vendidas, “do tipo antigo, com lítio sintético, as que estavam deixando as pessoas doentes“. Judd Crawford perguntou, meio de brincadeira, se eles “vão fazer uma bomba de câncer”, o que pode não ser tão louco quanto parece. Nos quadrinhos, Adrian Veidt deu às pessoas um câncer para criar fake news e induzir o Dr. Manhattan a pensar que ele era responsável por suas doenças para assim, ele sair do planeta.

Ufa, e agora?

Chegamos em 2019 e agora ficam as perguntas de quem são nossos novos (talvez terceira geração) super-heróis, porque os policiais estão sendo atacados, o que aconteceu nos últimos anos na cidade e, – se aprendemos algo com a história do quadrinho (ao descobrirmos quem era realmente o vilão, e os planos horríveis que foram um sucesso, somente próximo ao final da história) – qual o plano maior sendo escondido aqui, envolvendo os personagens atuais e do passado que vai nos surpreender no final? – Essas perguntas e muito mais ainda em puro acontecimento.

Pronto, agora você tem a base para curtir Watchmen e entender porque a HBO considere este o percursor de GoT, ao menos na história que não só tem profundidade como oportunidade gigante de continuidade e exploração. Acredito que pode-se dizer que foi um lançamento de sucesso e seguindo o DNA da história original.

Até o próximo episódio! HBO, todo domingo às 23h.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More