‘Total Recall’ é um bom filme distópico sobre VR

Já se passaram quase 30 anos desde o lançamento do clássico de ficção científica de Paul Verhoeven e, embora (para grande frustração de Elon Musk) ainda não tenhamos estabelecido uma colônia em Marte, o conceito de tirar férias em outros mundos usando Realidade Virtual já é algo nós podemos fazer.

Total Recall” (O Vingador do Futuro, 1990, com remake em 2012) foi baseado em uma história curta de Philip K. Dick, chamada “We Can Remember It for You Wholesale” e, apropriadamente, toda a premissa gira em torno de questionar até que ponto podemos confiar em nossas memórias e o que acontece quando podemos simular os percepções atuais e passadas. Como isso, por sua vez, afeta nosso futuro? Mas é claro, o que você mais lembra do filme icônico são as ótimas falas de Arnie e os rostos fantásticos que ele faz enquanto experimenta o lado ruim, o bom e o mais feio da VR.

Assistindo novamente ao filme, qualquer uma das duas versões – que são boas -, os conceitos realmente se mantêm e, na minha opinião, apresenta uma distopia mais crível do que algumas tomadas modernas. E, quem sabe, até 2084 (o ano em que a história foi contada), teremos nos aproximado ainda mais dessa visão.

Se isso é bom ou não, deixarei para você decidir.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More