Designer chinesa cria talheres feitos com amido de milho

A designer chinesa Qiyan Deng desenvolveu como projeto de mestrado uma coleção de talheres biodegradáveis, feitos de amido de milho, que ela batizou de Graft. O projeto tem como objetivo reduzir o uso de plástico de talheres descartáveis convencionais

graft 1

O formato das peças é inspirado em frutas e vegetais, como cenoura e salsão. Na apresentação do projeto, Deng explicou que a matéria-prima utilizada por ela é chamada bioplástico – biodegradável, ele não agride o meio ambiente e evita a excessiva produção de lixo, especialmente nas grandes cidades. Os talheres de bioplástico viriam, então, para substituir o uso de plástico em talheres descartáveis convencionais – vale lembrar aqui que o ranking dos países que mais produzem plástico no mundo tem a China, país da designer, ocupando o segundo lugar, e o Brasil ocupando o quarto. O primeiro é dos Estados Unidos e, o terceiro, da Índia.

graft 4

Para desenvolver seus talheres, Qiyan trabalhou em duas etapas diferentes. Na primeira, ela utilizou resina para encontrar o melhor formato e aplicação de cada um. Em seguida, contou com a ajuda de uma impressora 3D para reproduzir nos objetos as características dos próprios alimentos nos quais eles foram baseados.

graft 6

A ideia ainda é um protótipo e, atualmente, a designer procura patrocinadores para financiar a produção da sua invenção e, mais tarde, sua comercialização. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More