TikTok: Guia de Sobrevivência

1 – O que é?

O TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeo que opera de maneira semelhante ao saudoso Vine, a empresa que o Twitter comprou em 2012 e depois descontinuou em 2017. Enquanto o Vine estava tentando ser o “Instagram, mas para vídeos curtos”, o TikTok inova e entrega de modo diferente e único, com melhor experiência do que o complexo Snapchat e melhor entrega do que qualquer rede social atualmente. De primeira experiência, você cria sua conta, e pronto, já está pronto para ver o primeiro vídeo, e depois só ir rolando para baixo para ver tudo o que esta acontecendo. Para quem envia, é só abrir o aplicativo, gravar ou enviar um vídeo – escolha os filtros, música e pronto, seu tiktok é reproduzido imediatamente e será divulgado para toda a rede.

Você não precisa seguir ninguém – basta começar publicando ou não e já estará dentro da ‘brincadeira’. O que distingue o TikTok de praticamente qualquer outra plataforma é o entendimento tácito na comunidade de que fazer bons TikToks é o que fará com que você seja notado entre a pilha incrivelmente grande de conteúdo nos canais de descoberta da plataforma. Vale apontar, contudo que, para isso, o criador do TikTok deve ter um entendimento básico de como contar histórias curtas e editar vídeos (vamos falar sobre isto também logo mais).

Um pouco da interface e dos famosos filtros baseados em AR, com tecnologia de IA.

2- De onde é?

tl;dr: O dono é chinês, mas a empresa abriu sucursais, para os apps, em diversos lugares para se basear nas leis dos países fora da China e assim tranquilizar países, como o US, sobre os dados dos usuários.

O proprietário do TikTok, ByteDance, é um gigante da tecnologia chinês de US$ 75 bilhões – eis o que você precisa saber sobre ele:

Fundada em 2012 pelo empresário de tecnologia Yiming Zhang, a ByteDance lançou rapidamente um conjunto de aplicativos no mesmo ano com a empresa Neihan Duanzi, que era uma plataforma em que os usuários compartilhavam piadas na forma de vídeos curtos, memes e postagens escritas. Esse aplicativo foi encerrado pelos censores chineses em 2018. – Aqui já dá para entender como TikTok é a mistura da rede social Musical.ly, que foi comprada pela empresa, junto com outra rede social, e todos seus trabalhos antigos para formar o que conhecemos do TikTok hoje.

A ByteDance também lançou o Toutiao, um aplicativo de agregação de notícias que usa algoritmos para sugerir artigos e vídeos para os usuários – em 2012. É um dos maiores aplicativos de agregação de notícias na China e está instalado em mais de 250 milhões de dispositivos únicos mensais, de acordo com dados dos chineses empresa de pesquisa de mercado, iResearch. Afinal, como se sabe, a empresa não libera regularmente números de usuário oficiais de seus aplicativos.

A gigante faz parte de um número crescente de empresas chinesas que visam mercados estrangeiros, incluindo os EUA. Se sabe, por pesquisas livres, que redes sociais não nascidas no USA/EUR fazem mais sucesso nas suas regiões. Como Baidu ao invés do Google, Alibaba ao invés da Amazon e assim por diante. Desde o início, a ByteDance tentou crescer fora da China. TikTok é apenas um de seus produtos internacionais. Além de também contar com outros apps como o TopBuzz, uma plataforma que recomenda vídeos e artigos populares aos usuários, e o BaBe, um aplicativo de agregação de notícias na Indonésia.

A grande dificuldade dessas empresas viralizarem mundo afora está diretamente ligado as questões complexas políticas de onde nasceram. China, que é uma república socialista dirigida por um único partido, o Partido Comunista da China, na prática, tem suas complicações e censura de conteúdos – e modos de trabalho – do mundo externo para dentro do país. Aqui não vou abordar muito do assunto, mas é sempre indicado pesquisar caso for trabalhar com empresas de países que você não tem costume.

O problema de utilização desses apps estão nas diversas regras e leis que são aplicados nos próprios apps e empresas dentro e fora do país de origem. E aqui precisamos ter atenção e cuidado. Consultar um jurídico e ler termos de contratos nunca foi tão importante.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (10)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More