TikTok: Guia de Sobrevivência

6 – O que publicar no TikTok?

Antes de mais nada, você precisa entender a prática do sistema, e – para nossa alegria, você pode pausar um pouco a leitura para ver os vídeos tutoriais do próprio TikTok Brasil para entender como usar cada momento da ferramenta.

Esse um vídeo que faz parte de uma playlist de 15 vídeos, de 1 minuto em média cada, vale olhar cada ponto que trata desde perfil, até como salvar, deletar, fazer downloads, compartilhar e muito mais:

Clique aqui para ver todos os vídeos no Youtube.

Agora que já viu como “andar pela plataforma”, vamos falar sobre como participar da rede em si. O foco é ser viral, certo? Então você terá que partir do princípio que o TikTok não é uma rede social onde conta com um algoritmo trocado a mão, como acontece com todos os outros, e muito menos é gerenciado por mãos para o que pode ou não ser usado. Ao menos, ainda. O que significa que você terá que aprender, a entender o que a IA do Algoritmo aprendeu de novo, que permite ou não viralização de um certo conteúdo.

Sim, o fato da empresa usar de machine learning, significa que o algoritmo não terá anúncios de mudanças constantes, já está em constante mudança.

Dicas do que fazer:

  1. Use boa iluminação, um tripé e verifique se a qualidade do vídeo está nítida.
  2. Grave seu vídeo para estar perfeitamente sincronizado com o som que você vai escolher (verifique se as sincronizações, transições e movimentos labiais estão acontecendo na batida e nas palavras).
  3. Publique em uma frequência de 1 a 2x por dia.
  4. Crie conteúdo original. Inspire-se com o que os outros estão fazendo, mas não os copie exatamente, dê sua visão criativa.
  5. Veja a tab For You para ver quais danças, piadas e sons são tendências. Salve sons e curta os vídeos que você queira usar ou referenciar posteriormente.
  6. Encontre uma dança de tendências e pratique você mesmo. Pratique até que fique o mais perfeito possível e filme fazendo isso com o som associado a essa dança.
  7. Encontre um som de tendência para o qual as pessoas estão criando vídeos de memes. Crie um meme e grave um vídeo. Lembre-se de que, mesmo que não pareçam, os melhores vídeos do TikTok são planejados antes da gravação.
  8. Crie um vídeo com uma construção elaborada e transicional, mas antes do clímax do vídeo peça às pessoas que o sigam para descobrir o que vai acontecer a seguir. Por exemplo, se você gravar um vídeo criando o maior balão de água do mundo, segure-o acima da cabeça de uma pessoa inocente, como se estivesse prestes a soltá-lo, e depois peça ao seu público para seguir para ver o que acontece a seguir.
  9. Faça duetos com vídeos populares. Duets é um recurso do TikTok que permite gravar um vídeo do TikTok que você encontra e depois filmar em tela dividida com esse vídeo. O novo vídeo que você está filmando aparece na metade esquerda da tela e o original aparece na direita. Você pode ver como exemplo o vídeo logo acima que adicionei.
  10. Use hashtags relevantes para o seu conteúdo. Pesquise no TikTok as hashtags que você acha relevantes para o tipo de conteúdo que está criando. A rede social exibe o número de vídeos e o total de visualizações de cada hashtag, facilitando a identificação de públicos grandes e crescentes para distribuir seu conteúdo.
  11. Se você é já tiver um nível avançado, pode gravar um vídeo com seu próprio público e fazer com que outras pessoas usem seu áudio como som. Todo vídeo gravado com áudio original fica disponível no TikTok como um som. Essa é a estratégia mais difícil de dominar, especialmente se você não é músico, mas pode ser a mais viral se você fizer o que é certo. Seu áudio não precisa ser apenas música, pode ser qualquer tipo de ruído.
  12. Divirta-se. O TikTok não é um lugar para as pessoas fazerem piadas maldosas contra as outras, não é um lugar para conversar sobre política, é um lugar para ser você mesmo e se divertir.

Dicas do que NÃO funciona:

  1. Fazer download e replicar vídeos de outras pessoas de dentro da plataforma.
  2. Reutilizar memes de outras redes como Instagram e Youtube. Lembre-se: A rede é nova, mas o público ainda é o mesmo das outras redes sociais.
  3. Fiz pouco testes – então entenda como talvez – percebi que quando alguém utiliza de vídeo com rosto e som de voz de outros criadores TikToks, a distribuição deste vídeo tem um impacto menor do que algo original. Exemplo: Wagner Brenner tem uma rede bem popular de TikTok pessoal, eu sou a marca de carros TESLA com um canal onde uma apresentadora usa constantemente, se eu pedir para o Wagner fazer um vídeo para eu publicar no meu TikTok (do TESLA), esse vídeo terá um impacto menor na minha rede, porque o sistema de IA não identifica o rosto das pessoas que geralmente aparecem nos vídeos, e ao mesmo tempo vê que tem aparência e som de outro TikToker famoso. Não identificando o plágio, fica na dúvida se vai distribuir mais ou não.
  4. Não use de abstrato, testei vários vídeos de conteúdo de arte abstrata e contou com zero de entregas.
  5. Não use de desenhos ou memes visuais. A não ser que você já seja verificado e tenha rede popular por conteúdo original com vídeos da vida-real, seu rosto, a rede não vai distribuir seus vídeos.
  6. Evite conteúdo político. A rede social ainda está no começo e o público ainda não quer saber de debates calorosos -, o grupo já esta se diversificando para além dos jovens, que é o grupo que você terá maior impacto de início, porque estão lá desde o dia um, mas assim que utiliza constantemente, você começará a ver pessoas de diversas culturas e idades. – Mas garanto que um dia deve chegar por lá.
  7. Não venda soluções de ganhar dinheiro, por favor, já tem dezenas de pessoas vendendo trabalhos milagrosos por lá pedindo para enviar contato via inbox. Pare com isto, você pode tomar banimento atoa.
  8. Não tenha ansiedade de começar um trend, se estiver fazendo por empresa. As pessoas raramente vão engajar, neste momento ao menos, e sua entrega, apesar de relativamente boa, não deve entregar bons resultados.
  9. Não ofenda ou qualquer coisa relativa, a comunidade é bem fechada quanto a isto e é banimento instantâneo.

Como qualquer outra plataforma de conteúdo, o TikTok é um ecossistema evolutivo, onde as táticas e estratégias estão mudando o tempo todo. Siga estas dicas com um pouco de paciência e assista ao conteúdo do TikTok para pescar mais idéias e inspiração.

FinalGif 15725774868

Algumas tags para você acompanhar no TikTok: #WhatsTheProbDog, #WowYouCanReallyDance, #ISeeYouAtTheMovies, #SpookyChallenge, #IUsedToBeSoBeautifulNowLookAtMe, #ClapYourHands, #BabyChallenge, entre outras.

Tão logo você vai descobrir a importância das #hasgtags na plataforma, que funcionam como grupos de facebook quase. – É o principal modelo da plataforma também para gerar mais conteúdo, as regionais da empresa fazem esse trabalho de criar “Desafios” para as pessoas se engajarem e criarem mais e mais. Sim, é fácil ficar sem ideias do que fazer na plataforma. E ainda é um desafio manter essa constante.

IMG 924D551861D7 1

Mas eu deveria fazer o conteúdo em qual língua? Da sua localização, sempre. Se você conseguir criar conteúdo sem precisar destacar sua geografia, ótimo. Mas se não conseguir, foque onde a plataforma te identifica, como falamos acima. Com maior evolução de público no TikTok mais será importante você viver dentro do seu grupo geográfico. Não sabemos ainda o futuro, mas a tendência é a IA deve ser de distribuir sempre para quem te segue, para quem curtir uma #hashtag e para sua base de localização.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (10)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More