TikTok: Guia de Sobrevivência

7 – Como usar TikTok para empresas?

Com mais de um bilhão de pessoas, você pensaria que as marcas estariam em todo o TikTok. Mas eles não estão, ainda… Quando o Instagram comemorou seu aniversário de um ano em outubro de 2011, eles ostentavam mais de 10 milhões de usuários. Em comparação, o TikTok estava com 800 milhões no primeiro ano e continua subindo. As marcas não devem apenas criar seu próprio conteúdo original, mas também milhões de influenciadores buscam por postagens patrocinadas. As marcas podem e devem procurar agressivamente maneiras de apoiar e patrocinar conteúdo gerado pelo usuário. As barreiras à entrada são baixas e as taxas de engajamento são mais rápidas, mais baratas e mais altas do que nunca

Neste exato momento, é provável que uma marca que esteja lendo este artigo decida começar a criar vídeos do TikTok. As marcas logo estarão espalhadas por toda a plataforma e isso acontecerá rapidamente. Podemos sentir a corrida do ouro do TikTok, mas ao mesmo tempo também as preocupações e precauções de se fazer ações lá logo de início. Sim, vi algumas, incluindo as do Guaraná Antarctica, e existem algumas questões com as ações deles, estão testando o que é bom, e estão na frente, ao menos, com a inteligência de uso.

Se você é uma marca e ainda não está no TikTok, recomendo que você crie uma conta e experimente com as sugestões deste artigo. Você pode não acertar na primeira vez, mas sei que muitos de vocês são brilhantemente criativos e vão entender rápido.

Com ponto de partida, existem três maneiras principais de sua marca se envolver no TikTok:

  • Pagar ao TikTok por publicidade. O TikTok exibirá seu anúncio quando as pessoas carregarem o aplicativo e ao rolar pelo feed sem fim, além de novas funcionalidades a cada mês.
  • Crie conteúdo de vídeo original, que use sons e siga as tendências.
  • Pague aos influenciadores do TikTok para criar conteúdo que inclua seu produto ou marque a conta da empresa no TikTok.

As marcas devem explorar a criação de uma conta – claro que ainda não é para todos, mas você terá uma vantagem inicial, por não existirem muitas marcas por lá. Você só precisa entender muito bem a vibe e a cultura da rede se quiser produzir conteúdo.

Lembre-se, TikTok é diferente de qualquer outra plataforma.

Sugestões particulares depois do meu estudo, pensando na IA e conteúdo:

  • Utilize um, ou um grupo, de embaixadores, ou contrate um/a apresentador/a. É importante pelo simples motivo de identificar a diversão que você viu na plataforma com um ser humano que vai fazer a imagem da empresa por lá.
  • Não fique falando só de você/sua marca, faça parte da comunidade, aqui não tem como se isolar somente em sua página, você precisa aparecer como uma personalidade, e aqui mora um grande desafio único.
  • TikTok não é comercial de TV ou Youtube para ficar brincando com o produto/funcionalidade/serviço, repito, faça parte da comunidade!
  • Não force a criação de “Desafios”, as #hashtags precisam ser orgânicas para funcionarem bem, e leva um tempinho para popularizar.
  • Não é só música! A plataforma esta popularizando com música, mas deve evoluir muito ainda, são 15 segundos para brincar com música, 1 minutos para conteúdo exclusivo, e 5 minutos para conteúdos criados em modo série, a plataforma esta só no início.
  • O conteúdo não pode ser demasiadamente planejado, potencial alto de falhar, mas precisa ser criativo e bem preparado. Essa é a primeira rede social que exige muito mais do Criativo, do que Planejamento.
  • Influenciadores não vão “fazer” a sua marca, o product placement muito estampado, pelo que testei, e sem investimento em ads na plataforma, afeta de modo negativo os vídeos do criador em questão. Isto significa que você/sua marca terá maior responsabilidade de viralizar, e ser o ponto de começo para outros replicarem.
  • Nova rede, com novo tipo de algoritmo, exige novos pensamentos de profissionais acostumados com o digital, coloque todos para testar, brincar, se divertir, comentar, compartilhar e treinar a percepção do que funciona ou não.

Não tão longe, a plataforma deve seguir por um caminho desta maneira:

  • Toda marca terá uma estratégia TikTok.
  • Será usado por pessoas de todas as idades. (Já acontecendo)
  • Se tornará um hub para transações de comércio eletrônico.

TikTok não é sobre amigos ou círculos sociais, é sobre conteúdo divertido e criativo. A IA da rede é treinada por bilhões de pessoas criando, compartilhando, assistindo, gostando e comentando, e depois a AI treina os criadores sobre como criar conteúdo com o qual os espectadores se envolvam.

E acredito que, se chegou até aqui tem maior interesse e – sinto ou fico alegre em dizer – que é só o começo desta gigante de app que não é o futuro que prevíamos de rede social, mas mostra o caminho que o mundo digital está levando.

Fique a vontade para fazer perguntas por aqui ou pelo meu TikTok, criei minha conta oficial, além da de teste, e agora é hora de participar um pouquinho por lá.

Compartilhe, e até a próxima!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (10)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More