Consegue ver diferença? TinyPNG, um compressor de imagens para deixar sua vida online bem mais leve

O TinyPNG é um compressor de imagens. Você entra no site, arrasta uma imagem (pode ser em formato .png ou ,jpg) e deixa o resto com o Panda. Alguns segundos depois, sua imagem vai estar de 40% a 70% menor, sem que você perceba qualquer diferença entre a original e a nova.

Comparando pesos e Resolução

Separei algumas images para fazer uma comparação entre o tamanho original e final do arquivo, bem como diferenças na resolução. Usei 3 tipos de fotos: retratos, com letreiros e super coloridas.

01. Retratos

Retratos são ótimos para testes por causa da mistura de coisas bem detalhadas e focadas como cabelos e cílios e coisas fora de foco como fundos. Retratos ajudam a comparar diversas áreas da imagem, em diferentes profundidades de campo.

Esse retrato foi reduzido usando apenas o arraste&solte no site do Tiny PNG e resultou em uma diferença de 48% no tamanho do arquivo, sem mudança visual perceptível

02. Imagem com detalhes (tipografia)

Mesmo imagens com elementos com formas bem claras e definidas, como fotos com letreiros, se mantêm praticamente identicas.

Desta vez usei o próprio WordPress para comprovar os tamanhos dos arquivos:

03. Cores

Outro critério que vale sempre ficar de olho é a variação e fidelidade de cores depois da compressão.

Novamente, praticamente metade do tamanho

E qual a vantagem disso tudo?

Bom, se você tem um site, ou uma biblioteca de imagens ou simplesmente envia fotos online, isso pode fazer TODA a diferença. Imagens e videos – costumam ser as coisas que mais pesam dentro de um servidor e consomem a maior parte da banda que você paga para o seu servidor.

Do ponto de vista do tempo de carregamento das suas páginas, é a diferença entre existir ou não para o resto do mundo. Seus leitores não vão esperar mais do 2 segundos para sua home carregar. E o Google nem vai levar você em consideração se for este o caso.

O Tiny PNG também está disponível em diferentes versões

Em Sites (WordPress /Magento Plugin)

Eu sei que o Tiny PNG é o melhor porque é a ferramenta que uso para manobrar esse transatlântico chamado Update or Die, que tem mais de 34.000 posts e mais de 200.000 imagens no bagageiro.

E foi por isso que acabei instalando o plugin “Compress JPEG & PNG Images” by TinyPNG na nossa plataforma WordPress

Plugin para WordPress

Testei algumas alternativas, mas o Tiny PNG foi o que se saiu melhor, tanto na redução de tamanho dos arquivos quanto na proximidade de resolução entre o original e o comprimido, sem diferença perceptível.

compressão automática

No nosso caso instalamos um plugin, que faz o processo automaticamente cada vez que algum autor sobe uma imagem no post. Outra vantagem do plugin é que também é possível configurar um tamanho máximo para as imagens (largura e altura) e o Tiny PNG redimensiona automaticamente, impedindo assim que alguém publique uma imagem gigante, como já aconteceu algumas vezes

Direto no Photoshop

Outra forma de usar o TinyPNG, bastante prática, é como filtro de Photoshop. Dessa forma você já salva a imagem que trabalhou, otimizada. E tem tanto para Mac como para Windows por US$65. As imagens são convertidas para sRGB, para conseguir o máximo de compatibilidade.

Conclusão

Apesar do volume de texto e de imagens aqui no post, o que importa mesmo é o que TinyPNG é extremamente fácil de usar e funciona perfeitamente no dia-a-dia das pessoas comuns, que querem apenas otimizar suas imagens de uma maneira prática e rápida, sem precisar de conhecimentos técnicos. Com exceção do plugin do Photoshop, as outras ferramentas são totalmente gratuitas e garanto, por experiência própria, que assim que você começar a usá-las, vai virar parte do seu fluxo de trabalho.

O suporte deles também é ótimo, entrei em contato primeiro como usuário e depois acabamos estabelecendo uma parceria de otimização para o Update or Die – e a relação não poderia ser melhor: super fácil e rápida.

Para saber mais sobre o TinyPNG você pode acessar o site oficial deles aqui (é o mesmo em que você reduz suas imagens).

Default image
Wagner Brenner
Fundador e editor do Update or Die.
Leave a Reply