Corinthians volta a colocar estrela na camisa após sete anos – e por uma nobre causa

Nesta quarta-feira (6), o Corinthians volta a ostentar uma estrela em seu uniforme após abolir o elemento do escudo – após definir que nenhum título individual é mais importante que o time e sua torcida. Porém, o símbolo desta preenche o espaço por uma causa nobre e além do esporte: rememorar a Noite dos Cristais, ocorrida em 9 de novembro de 1938 e que marca o início da perseguição dos judeus pelo Nazismo.

A estrela em questão é a de Davi, um dos ícones de identificação do povo judeu e que foi subvertido durante a Segunda Guerra Mundial, indicando aqueles que, por sua religião, estavam ou se dirigiam aos campos de concentração durante o Holocausto.

Realizada em parceria entre a diretoria do clube, o Memorial do Holocausto (localizado no bairro do Bom Retiro, em São Paulo) e a agência Tech and Soul, a ação tem como meta dar luz novamente ao fato histórico, lembrando sua causa e efeito – e, assim, conscientizando quem não conhece a história para que coisas semelhantes nunca voltem a acontecer.

Além da estrela no uniforme durante o jogo contra o Fortaleza, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, a iniciativa levará uma exposição temporária à Arena Corinthians, com fotos e documentos que contam parte dos acontecimentos daquela época – que perdurou até o fim da Segunda Guerra, em 1945. Já as camisas utilizadas pelos jogadores serão leiloadas, com renda revertida ao Memorial do Holocausto e suas ações em prol da cultura.

Homenagem a Judeus no Manto

uma estrela para não esquecer

Curiosidade: a Noite dos Cristais – ou  Kristallnacht, no nome original – carrega este nome pelos milhões de pedaços de vidros espalhados durante a madrugada do dia 9 de novembro de 1938, quando autoridades alemãs realizaram uma ofensiva de depredação de janelas, vitrines e vidraças de sinagogas, lojas e prédios ligados ao povo judeu.

Default image
Karan Novas
Redator, roteirista e produtor de conteúdo. Apaixonado por criatividade e boa propaganda.

2 Comments

  1. Parabéns ao Corinthians pela homenagem!

  2. Amei essa ação!! Orgulho da nação corinthiana 🙂

Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh