Quão surreais são essas ideias? Que histórias elas prenunciam? Os tweets do Magic Realism Bot são um prato cheio para exercícios de Escrita Criativa. Para quem está bloqueado e precisa soltar a imaginação, gastar uns bons minutos lendo e explorando as ideias sem limites do bot, pode ser útil.
Os posts são gerados a cada quatro horas no Twitter, por inteligência artificial projetada pelos australianos @chrisrodley e @yeldora_. O perfil está ativo desde 2015 e conta mais de 100 mil seguidores, e as interações destes com cada tweet é também – muitas vezes – hilária.
O perfil leva o nome do estilo literário nascido no início do século XX, na América Latina, cujos expoentes são Gabriel García Marquez, Isabel Allende, Julio Cortázar, Jorge Luis Borges, Murilo Rubião e Dias Gomes, entre outros. Dentre as principais características desse estilo, está o tratamento de acontecimentos fantásticos, sobrenaturais e sensoriais como ‘algo normal’.
Embora a composição dessas histórias possa parecer simples porque elas não precisam fazer muito sentido, dos bots literários ativos no Twitter, este é um dos que melhor produz ideias criativas e artisticamente notáveis.