Um bot para estimular sua criatividade

“Ao entrar em um castelo em Madagascar, você pode chegar a outra dimensão. Ela é composta por ovos Fabergé.

“Uma rainha mesopotâmica faz um discurso sobre barras de doce que dura 158 milhões de anos.”

“Às 11 horas, uma frase é escrita no céu em drones: “Procure um lírio. Ele será o seu guia”.”

“O tempo está se aposentando no final do mês.”

“Durante um eclipse lunar, o Havaí é inundado por leite materno.”

“Nove tubarões estão partindo para uma longa viagem. Seu objetivo é roubar uma cópia rara de Madame Bovary de Flaubert.”

– Magic Realism Bot

Quão surreais são essas ideias? Que histórias elas prenunciam? Os tweets do Magic Realism Bot são um prato cheio para exercícios de Escrita Criativa. Para quem está bloqueado e precisa soltar a imaginação, gastar uns bons minutos lendo e explorando as ideias sem limites do bot, pode ser útil.

Os posts são gerados a cada quatro horas no , por projetada pelos australianos @chrisrodley e @yeldora_. O perfil está ativo desde 2015 e conta mais de 100 mil seguidores, e as interações destes com cada tweet é também – muitas vezes – hilária.

O perfil leva o nome do estilo literário nascido no início do século XX, na América Latina, cujos expoentes são Gabriel García Marquez, Isabel Allende, Julio Cortázar, Jorge Luis Borges, Murilo Rubião e Dias Gomes, entre outros. Dentre as principais características desse estilo, está o tratamento de acontecimentos fantásticos, sobrenaturais e sensoriais como ‘algo normal’.

Embora a composição dessas histórias possa parecer simples porque elas não precisam fazer muito sentido, dos bots literários ativos no Twitter, este é um dos que melhor produz ideias criativas e artisticamente notáveis.

Default image
Andresa Scucuglia
Curiosa sobre o futuro, tecnologia, arte, cultura, a vida, o universo e tudo mais!

2 Comments

  1. Eu adorei a supermodel que guarda dinheiro pra comprar a geração Y. Tem um subreddit parecido, em que as pessoas escrevem uma frase, que serve de pontapé inicial para as pessoas escreverem pequenos contos fantásticos, pelos comentários. Vários desses são escritos por jovens escritores em busca de exposição, o que acaba atraindo alguns editores de livros. Resumindo: qualidade literária excepcional, escondidinha alí em um cantinho da internet. Vou achar o link e coloco aqui dps. Belo achado Andresa, obrigado!

  2. Fantástico!

Leave a Reply