Criatividade Latina: todos os Grandes Prêmios do El Ojo 2019

Na última semana rolou em Buenos Aires o El Ojo, festival iberoamericano de publicidade que reúne ideias, profissionais e conceitos latinos para debates e premiações. Mais do que uma entrega de troféus, os principais trabalhos destacados são um interessante recorte da criatividade da região, mostrando muito do que nos inspira, dos nossos problemas e da forma que pensamos e refletimos isso na comunicação.

Este ano foram entregues 22 Grand Ojos, o prêmio máximo para cada uma das categorias do festival. A Espanha ficou com seis deles; Brasil, Argentina e o mercado hispânico dos Estados Unidos com quatro; Peru com dois; México e Chile com um. Abaixo, um breve descritivo de cada e os trabalhos que destacam desde soluções de negócios a causas sociais no mais amplo sentido da palavra.

Só para constar, o Brasil foi o mais premiado do evento, com 250 troféus no total – 4 GPs, 39 ouros, 99 pratas e 108 bronzes. O prêmio de Agência do Ano também veio para cá, entregue à agência Africa.

E aí: consegue encontrar semelhanças nos diferentes países premiados? Me conta lá nos comentários! :)

Grand Ojo de Conteúdo, Creative Data e Campanhas Integradas

“El tiempo que nos queda”, da Leo Burnett Espanha para Pernod Ricard Ruavieja

Cada vez mais consumimos conteúdos nas mais diversas telas, plataformas, tomando a maior parte do nosso tempo com séries, redes sociais, filmes etc. Este trabalho usa inteligência artificial e dados para descobrir quanto tempo nos resta com as pessoas que mais amamos, como pais, filhos, amigos etc. O resultado final é assustador na maioria dos casos, e gerou um enorme debate na Espanha.

Grand Ojo de Filme e Melhor Ideia Latina para o Mundo

“I love you hater”, da Santos Buenos Aires para Sprite

O ódio disseminado via redes sociais não é exclusividade latina. Para tratar a questão com bom humor e provocação sadia, a Sprite transformou os comentários de haters, desde pessoas famosas a anônimos que sofriam com isso, em conteúdo reverso, desde composições inspiradas nas mensagens a gifs e conteúdos especiais.

Grand Ojo de Tercer Ojo e Directo

“Second chances”, da Casanova/McCann (mercado hispânico) para Donate Life Califórnia

Ser parado nos Estados Unidos por um guarda de trânsito é praticamente garantia de multa. Mas se você for doador de órgão, e dar uma segunda chance a quem precisa, quem sabe você também não ganha uma segunda chance de evitar uma infração? Case de sucesso que rendeu dois GPs.

Grand Ojo de Produção de Áudio & Som

“The Beatbox Catalogue”, da Artplan (São Paulo) para Etna

Um catálogo especial de ofertas de varejo, apresentada de forma magistral por esse filme que transforma o nome dos produtos anunciados em elementos de beatbox. E é isso…

 

Grand Ojo de Produção Audiovisual

“Robot”, da Geometry Argentina para Cinemark

Um lindo filme para destacar o que todos nós devíamos saber de cor: o cinema nos faz bem. Produção destacada com o GP pela qualidade de execução (e uma bela história por trás).

 

Grand Ojo de Gráfica

“Cumpleaños”, da Lola Mullen Lowe (Espanha) para Burger King

Palhaços tem como missão animar e entreter, mas podem ser assustadores de vez em quando. Com fotos reais, o Burger King faz essa provocação ao seu principal concorrente na campanha que levou o prêmio máximo de mídia impressa.

CumpleanosBurgerKingUoD

Grand Ojo de Experiência de Marca e Ativação

“Perussian Price”, da Fahrenheit DDB (Peru) para Plaza Vea

Não era fácil para os latinos que foram à Copa da Rússia gastarem pouco, especialmente por causa do câmbio prejudicado  em território europeu. Para ajudar os peruanos a manter os gastos em dia durante sua estadia por lá, esse case transformava alguns mercados russos em uma sucursal da rede Plaza Vea, de seu país, fazendo uma parceria para que eles comprassem as mesmas coisas pelo preço disponível no Peru. Bastava ter o passaporte e… Viva Peru!

 

Grand Ojo de Digital & Social

“Pay per beer”, da Africa (São Paulo) para Ambev

Imagina chegar a hora de assistir o jogo do seu time e faltar cerveja… E se você assina o pay per view pela TV para acompanhar todas as partidas, porque não usar a mesma plataforma, na hora ideal, para pedir a bebida? Este case da Africa transformou a plataforma do Premiere em um sistema de assinatura ou pedidos imediatos de cerveja e, mais do que isso: personalizadas. Valeu o GP de digital e social.

 

Grand Ojo de Sustentável

“#GoEqual” da Africa (São Paulo) para Go Equal Movement

Mulheres ganham menos que homens em várias profissões, mas no futebol isso é ainda mais crítico. Aproveitando a Copa do Mundo Feminina 2019, que teve muito mais destaque de mídia que as edições anteriores, este trabalho brasileiro escalou Marta para usar uma chuteira sem marcas esportivas, mas sim o símbolo do movimento que pede mais igualidade de gêneros, gerando um enorme debate sobre a causa e como chegar a soluções ao problema.

 

Grand Ojo de Inovação

“Braille Bricks”, da Lew’LaraTBWA (São Paulo) para Fundação Dorina Nowill para Cegos

Crianças cegas tem uma grande limitação para brincar e para aprender usando os métodos mais tradicionais, quase sempre extremamente visuais. Inspirado nas peças de Lego, um dos mais populares e lúdicos brinquedos, e seus clássicos “pininhos”, este trabalho adaptou as peças para letras e mensagens em braile, para que deficientes visuais pudessem aprender brincando. Mais do que uma linha especial e limitada da fundação responsável pelo projeto, a ideia tomou proporções tão grandes que a própria Lego está abraçando a causa.

Grand Ojo de PR

“The life saving soup opera”, da Circus Grey (Peru) para Ministério da Saúde do Peru

No Peru, novelas e séries são extremamente populares, a ponto da morte de personagens virar notícia na mídia. Para incentivar a doação de órgãos no país, este case fez um crossover de duas das mais populares por lá, onde um personagem assasinado em uma delas aparece como doador na outra, para alguém que estava internado na fila de espera por um transplante.

Grand Ojo de Rádio

“Immigrant Songs”, da Wing Advertising (mercado hispânico) para Southern Poverty Law Center

Nos EUA, muitos latinos são presos ou sofrem abusos por parte de autoridades por não conhecerem seus direitos, por não falarem inglês ou ter noções da legislação. Tentando sanar esse problema, o case da Wing Advertising transformou algumas das principais mensagens sobre direitos civis em músicas latinas, para que eles descobrissem, decorassem e lembrassem.

https://youtu.be/U8b9ieSXc-Y

Grand Ojo de Esportes

“Herois de Hoy”, da DDB Espanha para Iberia Espanha e La Liga

Este filme, um dos meus preferidos do festival, mostra um atleta negro chegando às Olimpíadas de Berlim, em 1936, e sendo alvo de uma série de frases racistas e absurdas. Ao final, porém, descobre-se que todas as frases são recentes, tiradas das redes sociais.

Grand Ojo de Via Pública

“Hacked Wedding Billboard”, da VMLY&R México para a ONG Yo Quiero Yo Puedo

No México, muitas famílias “vendiam” suas filhas, menores de idade, em casamentos arranjados em troca do dote oferecido por homens mais velhos. E pior: a prática era aceita por lei, dificultando que crianças e adolescentes se negassem ao matrimônio forçado. Este trabalho foi um movimento completo contra a prática, que se iniciou com um outdoor de um senhor casando com uma criança, logo atrás de outro painel que divulgava a maior feira de casamentos do país. A repercussão e as demais iniciativas foram tão fortes que uma nova lei foi proposta e aprovada contra o casamento de menores.

Grand Ojo de Eficácia

Volá com nosotros”, da Grey Argentina para FlyBondi

Para divulgar a companhia área FlyBondi, de voos low cost, este trabalho fez uma segmentação bem exclusiva de target: os 329 senadores e congressistas da Argentina. Reclamando de seus salários e com 20 voos por mês em média, esse público foi impactado com diversas campanhas públicas destacando que, com a companhia, não só eles, mas a Argentina poderia economizar muito dinheiro. A repercussão da campanha amplificou sua abrangência para todo o país, valendo o prêmio máximo de eficácia do case no El Ojo.

Grand Ojo de Media

“Monedas da Liberdad”, da Pedro Juan y Diego (Chile) para Aukin Ecos Del Wallmapu

O governo chileno homenageia o povo indígena que deu origem à população do país, entre outras formas, com uma imagem na moeda de $ 100. Porém, ao mesmo tempo, persegue e aprisiona centenas de índios em suas tribos, comunidades e espaços urbanos. Para destacar essa informação ao maior número de pessoas, a campanha transformou a própria moeda em mídia para esse protesto, “encarcerando” o índio na imagem, convidando mais gente a fazer o mesmo e levando a mensagem para as mãos de milhões de chilenos.

Grand Ojos de Produção Gráfica (dois trabalhos escolhidos)

“The Gun Violence history book”, da FCB Chicago para Illinois Council Against Handgun Violence

Este livro contra a violência por armas de fogo nos Estados Unidos traz centenas de histórias de tragédias e abusos utilizando o armamento, em mais de 100 páginas. Complementando, o material, ele próprio foi baleado e, na sequência, exposto em locais chave, como a frente do parlamento e os locais onde crimes aconteceram.

“Una fotografia irrepetible”, da FCB&FiRe Espanha para Trapa Chocolates

As maiores fábricas de chocolate do mundo usam, quase sempre, olho de palma para a produção de seus produtos. Isso significa um enorme desmatamento em áreas que, inclusive, podem ser ligadas à preservação ambiental. Contra esse movimento, a Trapa Chocolates – que atua de forma mais sustentável – descobriu um dos locais de extração em Bornéu e fez uma foto artística marcada por GPS, ameaçando voltar lá e tirar uma nova foto, mostrando o desmatamento, caso as outras marcas explorassem a área e derrubassem as árvores. O trabalho deu tanta repercussão que o local exato foi mantido intacto, mesmo co os arredores devastados. E muita mídia para a Trapa Chocolates.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More