Disney+ coloca aviso de “representações culturais desatualizadas” em clássicos

O New York Times analisou alguns dos materiais desatualizados ou ofensivos que provavelmente nunca chegarão a plataformas de streaming como o Disney+. “Song of the South“, por exemplo, um musical de 1946 que mistura ação ao vivo e segmentos de animação, não é exibido publicamente há 33 anos e não estará disponível na plataforma devido à sua representação favorável do que a NAACP na época chamava de “um relacionamento idílico entre mestre e escravo“.

Embora este seja provavelmente o exemplo mais famoso de um “clássico” da Disney que foi removido da exibição do público, existem outros filmes e programas de TV problemáticos que permanecerão no cofre também. (“The Devil and Max Devlin“, de 1981, também não aparece no serviço, provavelmente porque estrelou o comediante desonrado Bill Cosby, atualmente cumprindo pena de prisão por agressão sexual.)

Em alguns casos, a Disney permitiu que conteúdos desatualizados ou ofensivos permanecessem de modo original, alguns até revisados em relançamentos de blu-ray, DVD e  até VHS – por exemplo, os corvos em “Dumbo“, que são apresentados como caricaturas amplas e racistas -, mas acrescentou avisos aos espectadores de que o programa “Este programa será apresentado como foi criado originalmente. Pode conter representações culturais desatualizadas.”

9a4f4655 ed3e 43c8 b093 1c55d285996b screen shot 2019 11 13 at 13721 pm

A recepção até o momento foi de curiosidade, e até de cobrança, já que a Warner faz isto com seus desenhos já há anos em cada lançamento de DVD. Pais e adolescentes poderão controlar melhor o conteúdo já que a plataforma tem diversas opções novas, incluindo uma nova versão, de Dumbo (2019) em live-action (no Brasil disponível já pela Amazon Prime), mas o tempo e o público irá dizer se querem ou não novas versões de clássicos.

Confira toda matéria do NYT aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More