O experimento Gyllenhaal

Algumas palavras representam um grande desafio ortográfico. Principalmente nomes e sobrenomes (tenho conhecimento de causa!), cujas regras muitas vezes fogem às normas da escrita local.

O cientista de dados Collin Morris provou isso identificando todos os comentários do Reddit com palavras seguidas de (sp?), ou seja, com dúvida de spelling (grafia). No topo da lista estavam nomes como Jake Gyllenhaal e outras celebridades.

Indo mais além nessa ideia, Russell Goldenberg e Matt Daniels, do The Pudding, criaram o The Gyllenhaal Experiment, que apresenta as 8 variações mais comuns na escrita de alguns nomes difíceis, com base nas tentativas de centenas de milhares de usuários do site.

No experimento, o usuário é desafiado a escrever o nome de 15 celebridades e ao final vê seus resultados, comparados ao da maioria dos outros leitores. E você, consegue soletrar os nomes desses famosos?

Default image
Andresa Scucuglia
Curiosa sobre o futuro, tecnologia, arte, cultura, a vida, o universo e tudo mais!

8 Comments

  1. Simplesmente sensacional. Já distribuindo para o pessoal da empresa. 😀

  2. Aliás, taí uma oportunidade para alguém fazer um corretor só de nomes famosos. Parece desnecessário, mas para jornalistas e criadores de conteúdo (principalmente do universo do entretenimento), seria extremamente útil. Os caras param diversas vezes por dia para dar aquele pulinho no Google pra conferir os nomes.

    • Preciso te mostrar o pânico que fico quando preciso mandar e-mail para alguém de nome chinês (algo normal nos últimos meses), tenho basicamente um documento separado na nuvem só com o nome da galera para não errar nadinha. =P

  3. Hahaha sensacional! É um burrômetro hehe. Se bem que nem dá pra chamar ngm de burro porque são nomes próprios, e aí vale tudo mesmo. Não tem certo ou errado. Deviam fazer um com os nomes dos nossos jogadores de futebol.
    Adorei também o estilo dos gráficos, que mostra o momento e o tipo do erro.
    Mas o melhor de tudo é clicar no botão de audio que ensina a pronúncia do “Britney” da Britney Spears. 😉 Muito legal Andresa

Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh