Dentsu cria arte de rua com Realidade Aumentada no aniversário de São Paulo

Em janeiro, mês do aniversário de São Paulo, o espaço da Avenida Paulista receberá 27 reconhecidos artistas de arte urbana. Pelo menos no ambiente virtual, pois é nele que estarão as obras reveladas pelo Virtual Street Art, aplicativo de realidade aumentada desenvolvido pela Dentsu Brasil com apoio da Japan House São Paulo.

Como um presente especial para os paulistanos, o app proporciona uma experiência cultural interativa que acontece para além dos limites físicos da Japan House São Paulo, alcançando, literalmente, a rua. A iniciativa propõe um intercâmbio entre arte e público, por meio da tecnologia. Com funcionamento por geolocalização, o Virtual Street Art posiciona obras de arte em diversos pontos da Avenida Paulista e, por meio do recurso de realidade aumentada, o público poderá interagir virtualmente com cada uma delas.  Um dos destaques é a obra “Garota da Praia”, da série Summer Time, do artista japonês Jun Takahashi. Baseado em Tóquio, o ilustrador  apresenta um estilo peculiar, estático, porém dinâmico. Seus trabalhos podem ser encontrados em revistas, design de embalagens, desenhos animados – todos produzidos no Japão – e, a partir da agora, também na Avenida Paulista.

O Japão é pioneiro em aliar inovação e tradição, características presentes em todo o processo de concepção do aplicativo. “O Virtual Street Art alia tecnologia, contexto urbano e também a tradição japonesa de valorizar as artes visuais. Além disso, o formato dele foi criado para fomentar essa arte urbana, ligando diretamente os dois extremos, o artista e o público.”, comenta Mario D’Andrea, CEO do Dentsu Creative Group. Ele também ressalta uma ferramenta do app, por meio da qual o usuário poderá contribuir com a arte urbana e fazer doações financeiras diretamente aos artistas no próprio aplicativo.

Para o app, a Dentsu Brasil – agência de origem nipônica e com operações em São Paulo – trabalhou as imagens das obras em formatos 2,5D e 2D. Além do japonês Jun Takahashi, nomes importantes da cena de arte urbana participam da iniciativa por meio de trabalhos criados especialmente para o app ou já existentes. Na primeira fase, estarão disponíveis obras dos artistas: Adriana Komura, B47, Berge, Carla Bath, Diego Medina, Dimas Forchetti, Feik, Fernando Chamarelli, Flavio Samelo, Gabriel Ribeiro (GABS), Gwaw, Helena Sberghen, Highgraff, James Kudo, Jana Glatt, Marcelo Eco, Marina Esmeraldo, Mathiole, Nando Zenari, Paola Saliby, Prozak, Ricardo Pirecco, Romolo, Titi Freak e Zezão. O Virtual Street Art está disponível para download no Google Play e Apple Store e poderá ser baixado via Wifi da Japan House São Paulo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More