O comercial de Super Bowl da APPLE de 1984

Em 1984, a Apple produziu um comercial para o computador pessoal Macintosh, que só teve uma única exibição televisionado em todo o país, durante o terceiro tempo do Super Bowl XVIII. Ridley Scott – que em 1984 já havia feito os clássicos filmes de ficção científica “Alien” e “Blade Runner” – dirigiu o spot para a TV. O anúncio é amplamente considerado um dos melhores e mais influentes já feitos para a televisão e, desde então, foi adicionado ao Hall da Fama do Prêmio Clio (reconhecendo a grandeza da publicidade). Em 1995, a Advertising Age classificou-a entre as 50 melhores spots de TV de todos os tempos.

O comercial se baseia no romance clássico de George Orwell “1984”, representando um mundo cinza, distópico e industrializado de trabalhadores em marcha, forçados a verem um personagem do tipo “Big Brother” (interpretado por David Graham) em telões, enquanto cercado por guardas em equipamento anti-motim. A cena é interrompida por um corredor (atleta inglesa e modelo Anya Major) em um uniforme esportivo colorido, que lança um martelo no monitor principal do Big Brother, quebrando-o.

O simbolismo é claro o suficiente: enquanto outras empresas de computadores prometem conformidade, a Apple está explodindo tudo e fazendo algo emocionante e novo. Steve Jobs confirmou isso antes de mostrar o comercial em uma palestra da Apple em 1983: “A IBM quer tudo e está mirando em seu último obstáculo ao controle do setor: a Apple. A Big Blue dominará toda a indústria de computadores? Toda a era da informação? George Orwell certo sobre 1984?

O Super Bowl foi o único momento em que a Apple pagou para exibir o anúncio em todo o país, mas os espectadores o viram muito mais nas reportagens e resumos subsequentes. Por fim, tornou-se um marco icônico na história da empresa e da publicidade na TV de maneira geral. 

Default image
Julio Moraes
Julio Moraes é empresário e atua na área de estratégia e planejamento em Marketing & Digital há mais de 16 anos e conta com trabalhos em mais de 20 empresas nacionais e internacionais. Atualmente vivendo e trabalhando em Los Angeles e com trabalhos ganhadores do EMMY® - The Television Academy e indicados ao HFPA® Golden Globes.
Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh