O Professor Facilitador | Método Jigsaw

Na década de 70, o racismo pegava fogo nos Estados Unidos. Brancos, negros e hispânicos eram grupos bem definidos e em 1971, um professor em Austin/TX (Elliot Aronson) fazia malabarismo com bomba, administrando essa convivência difícil entre crianças de 8 a 17 anos. Foi aí que teve uma ideia e desenvolveu uma dinâmica nova. O famoso “vamos fazer uma aula diferente hoje”.

Fez assim:

01) Dividiu a turma em grupos heterogêneos, cada um com um tópico diferente sobre o tema da aula. Se fosse sobre frutas, havia o grupo da maça, da laranja, da banana, e assim por diante.

02)  Em um dado momento, um representante de cada grupo fazia uma visita a outro grupo para levar e receber informações extras e retornava para compartilhar com o grupo original.

03)  Ao final, todo mundo tinha que saber tudo sobre tudo. A única maneira disso acontecer era colocando as diferenças de lado, já que os “visitantes” circulavam com informações exclusivas, preciosas e fundamentais. O professor administrava os atritos simplesmente lembrando quantos minutos faltavam para acabar a aula, e a importância dos “visitantes”.

Exemplo:

01. Segunda Guerra Mundial: Grupo I (Ascenção de Hitler), Grupo II (campos de concentração), Grupo III (participação britânica), Grupo IV (participação da USRR) e Grupo V (participação do japão).

Vantagens: integração do grupo (diminuindo bullying inclusive), motivação, mistura, aluno ensinando aluno (ensinar: a melhor maneira de aprender), simulação de um cenário de vida real, entre outras.

Essa técnica evoluiu e ganhou o nome de Jigsawing (uma alusão – com cara de image bank – das peças do quebra-cabeça que se encaixam e tal), e é reconhecida como uma excelente e fácil dinâmica de aprendizado colaborativo entre crianças. Hoje existem variações turbinadas da dinâmica “aluno-ensinando-alunos”, no ensino superior, principalmente em medicina.  E não é, obviamente, uma exclusividade do universo acadêmico já que as trocas são inerentes aos seres humanos e é exatamente a mesma coisa que fazemos todo santo dia na internet e nas redes sociais. Aqui por exemplo, cada updater do nosso “grupo de updaters” traz e/ou leva algum conhecimento de outros grupos (seus trabalhos, seus networks, experiências, etc).

O sistema colaborativo é a base das trocas (interessantes) que ainda serão feitas no nosso querido planeta recém-cabeado e pronto para intercâmbios mais ambiciosos. Fundamental na formação das novas gerações. Conheço algumas iniciativas interessantes em escolas e sei que as várias linhas de ensino (que tanto me confundem) tem dinâmicas parecidas e com os mesmos objetivos que a jigsawing.  Sugiro que você leve o tema na sua próxima reunião de pais e mestres (vai né?). Se você conhece alguma, por favor, compartilhe pelos comentários.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More