Memo de Marty Baron para funcionários do Washington Post sobre redes sociais

Não raro a conversa sobre o que pode, deve ou deveria ser publicado nas redes sociais vira um assunto dentro de empresas de media, seja ela jornalismo ou de comunicação em geral. Quando uma pessoa erra, geralmente será procurado qual grupo essa representa e será usado contra ou ao seu favor. O memorando do editor executivo do Washington Post aborda justamente isto. 

A reflexão, no caso, aconteceu após o jornal receber críticas pelo modo que lidou com um de seus repórteres – que fez críticas ao então falecido Kobe Bryant, no dia do seu acidente. E que causou o afastamento da repórter.

A semana conturbada na redação fez com que os responsáveis repensassem o que estaria faltando revisar – ou como poderiam responder as críticas. Veja, o manual de rede social do The Post é de 2011, e isto contribuiu para que alguns cenários não fossem evitados, como a do ocorrido. Mas com um pensamento aberto, e de certa maneira direto, a reflexão do jornal nos mostra um pouco de como algumas empresas ainda devem se portar e como devem se atualizar para essa nova década. 

Tomei a liberdade então de fazer uma tradução livre para compartilhar um pouco da mente de um dos editores mais respeitados do planeta. Para, quem sabe, instigar a reflexão do quanto podemos nós mesmos podemos aprender, de várias áreas de comunicação, a rever um pouco sobre como devemos – ou decidimos – levar nossa vida no digital.

Vale a leitura:

Para a equipe:

Quero apresentar algumas reflexões sobre as questões que surgiram nos últimos dias e para onde vamos daqui.

Primeiro, deixe-me reiterar o quanto estou orgulhoso por estar associado ao jornalismo estelar que vocês oferecem todos os dias. Vocês fazem isso em um clima cada vez mais difícil. Suas horas parecem ficar mais longas, os dias mais estressantes. As notícias são implacáveis, as pressões constantes e profundas. E vocês enfrentam atores de má-fé que buscam apenas causar problemas e confundir o público sobre o que é verdadeiro e falso.

Nesse ambiente, é essencial que vocês se sintam seguros e apoiados. Não é surpresa para vocês que suas histórias e atividades de mídia social possam provocar uma reação forte e muitas vezes profundamente ofensiva de certas pessoas. Infelizmente, muitas vezes é ameaçador, especialmente para jornalistas mulheres e de cor. Sua segurança nunca deve estar em risco, e sempre faremos todo o possível para garantir que nunca aconteça.

O Post, nos últimos anos, investiu muito em segurança. O departamento de segurança está disponível para fornecer assistência imediata. Inúmeros funcionários já receberam ajuda do setor. Se você não tiver certeza sobre como proceder, estamos aqui para orientá-los.

Sobre a questão das mídias sociais, deixe-me abordá-lo em geral, porque não é possível em uma nota responder a todas as perguntas.

Todos vocês se juntaram ao Washington Post por causa de sua reputação estabelecida de jornalismo da mais alta qualidade e integridade. O Post é mais do que uma coleção de indivíduos que desejam se expressar. É uma instituição com um conjunto comum de valores e princípios e um histórico de práticas apropriadas. Quando cobrimos matérias, editores – juntamente com repórteres e outros colegas – concordam com uma abordagem que visa manter nossa reputação institucional.

Buscamos e honramos a verdade sempre. Também nos esforçamos para ser justos e fornecer contexto. Rotineiramente, nosso jornalismo exige sensibilidade, empatia e humanidade.

A cobertura das principais notícias de última hora pode ser especialmente preocupante. Nas próprias plataformas digitais do The Post, nossa cobertura toma forma perante o público em tempo real. As oportunidades para erros são grandes e, portanto, procuramos evitá-las. Contamos com nossos jornalistas – colaborando em como prosseguir uma história e trabalhando juntos em questões delicadas – para garantir que não apenas entendamos os fatos, mas também tomemos o tom certo.

O trabalho, no entanto, tem se tornado desafiador por causa das mídias sociais. Quase todo mundo na equipe tem algum tipo de conta de mídia social, geralmente mais de uma. Usamos essas contas regularmente para se comunicar com os seguidores, transmitir informações e dar aos outros o benefício de nossas idéias, uma janela para nossas personalidades e, às vezes, até o benefício de nossa inteligência. Tudo isso é bem-vindo (embora não seja obrigatório).

Nossa política de mídia social exige que a equipe tenha em mente que as atividades de mídia social refletem “sobre a reputação e credibilidade” de nossa redação. Existem temas que atravessam essa política: (1) A reputação do The Post deve prevalecer sobre o desejo de expressão de qualquer indivíduo. (2) Devemos sempre ter cuidado e contenção.

Especialmente nas matérias mais sensíveis, queremos que nossa cobertura seja definida pelos repórteres e editores que têm responsabilidade direta por ela. Contamos com funcionários para estar em sintonia com a forma como suas atividades de mídia social serão percebidas, tendo em mente que o tempo, o local e a maneira realmente importam.

Não queremos que a atividade de mídia social seja uma distração e não queremos que ela dê uma falsa impressão do teor de nossa cobertura.

Nem sempre é fácil saber onde traçar a linha. Esse é um assunto que merece uma discussão cuidadosa – junto com como o Post deve responder quando a linha for ultrapassada.

Essa equipe talentosa faz chamadas difíceis todos os dias. Fazemos julgamentos inteligentes sobre o conteúdo de nossas histórias, as fotos e vídeos que usamos, as manchetes que escrevemos e muito mais. Muitas vezes chamamos nossos colegas para nos ajudar a fazer esses julgamentos. Nas mídias sociais, precisamos fazer julgamentos considerados também – e os colegas consultores podem ser aconselháveis ​​aqui.

Se você não tiver certeza sobre a propriedade de uma publicação em mídia social, poderá consultar um gerente, chefe de departamento ou um editor-gerente.

Nos últimos meses, começamos a revisar nossa política de mídia social para atualizar as disposições em reconhecimento de como a mídia social mudou desde que nossa política foi escrita em 2011.

A maneira como navegamos nas mídias sociais e salvaguardamos a reputação do The Post de jornalismo verdadeiro, honesto, honrado e humano merece discussão contínua. 

Queremos que você pense e compartilhe as práticas mais adequadas, bem como sobre o que mais podemos fazer para garantir sua segurança, e responderemos a você sobre como suas opiniões serão ouvidas.

Os benefícios de políticas sólidas serão benéficos para todos nós, e conversar sobre o assunto pode nos ajudar a descobrir sempre o melhor curso para ser seguido.

Estou a disposição para ouvir mais de vocês.

Marty

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More