A Realidade Aumentada como canal de marketing

Quando qualquer nova indústria floresce, as funções também aparecem. Carreiras que não existiam há vários anos — desenvolvedores, produtores imersivos — são criadas para atender a propósitos. Uma que surgiu do nada é a ascensão da AR para o marketing e os para os criadores que o apoiam.

O tópico é enorme, cobrindo tudo: filmes, varejo, embalagens, arte e tudo mais. Podemos conversar o dia todo sobre as campanhas e lançamentos que aparecem o tempo todo. Mas por trás de todas as campanhas e ferramentas estão as pessoas que as fabricam e o modo como elas se desenvolvem com os seus clientes.

Por que os filtros de face de AR aumentaram em uso nos últimos dois anos e como as marcas estão aproveitando a nova tendência? A resposta se conecta às histórias no Instagram, Snapchat e Facebook e à influência que elas exercem sobre os amigos e familiares. Outras inovações, como o WebAR, aumentam drasticamente o público potencial de um produto. Juntos, nos últimos anos, alguns empreendedores iniciantes que capitalizam a tendência e, com o tempo, cresceram em popularidade maciça.

Usos mais amplos de A.R. no Marketing

AR é uma área aberta, que abrange tudo, desde varejo a embalagem. Marketing não é diferente; como uma indústria criativa, existem várias maneiras pelas quais as empresas usam a tecnologia.

AR Quick Look com o botão Apple Pay

A Apple adicionou uma ação personalizada ao seu protocolo AR seguindo um conceito parecido com o comércio eletrônico AR Shopchat, do Snapchat. Agora, as experiências AR em um iPhones ou iPads permiti que os clientes comprem o que veem em AR imediatamente através do botão Apple Pay.

Uma das inovações mais empolgante nessa área é o WebAR, que permite que qualquer pessoa com um dispositivo móvel digitalize um código e inicie uma experiência de AR hospedada em uma página web. A mudança expande amplamente o número de pessoas que podem usar o AR sem precisar fazer o download de um aplicativo — tanto que não ficaria surpreso se eu ver mais marcas usarem a tecnologia este ano. O potencial é mais amplo quando inclui também embalagens. Imagine pegar uma bebida e digitalizar com um smartphone para descobrir mais informações. O processo pode ser contínuo.

Ferramentas como o SparkAR são fáceis de entender com a ajuda de comunidades Spark AR no Facebook. Essa facilidade fez com que muitos criadores de AR pudessem entrar e se expressar. E por esse motivo, mais e mais pessoas estão aprendendo.

1*I ynVRjvlvVqzIPff8DVgA

Marketing de mídia social com Instagram, Snapchat e Facebook

Uma área de explosão é o uso de filtros de face. Em 2019 e início de 2020, os usuários testemunharam um dilúvio de filtros de rosto em todos os tipos de estilos. Alguns percorreram “qual personagem dos Simpsons você é”, enquanto outros foram experiências com objetos 3D, (Sasha Dog) os filtros se espalham rapidamente, pois cada usuário compartilha o resultado com centenas ou milhares de seguidores. O efeito de rede entra em ação e um filtro pode ser visto milhões de vezes — até dezenas de milhões, no caso de alguns dos principais criadores de RA.

1*oLe43QO6jjBuakTKJHkEWA

À medida que o Instagram cresce em popularidade (e o Facebook diminui), o Stories é uma ótima maneira de divulgar uma mensagem. Mas também é um exemplo, não o único. A AR é poderosa e vai além das grandes gigantes da tecnologia, e isso deve ser lembrado à medida que os profissionais de marketing seguem a tecnologia. O WebAR é um grande negócio. Nem todo mundo usa os mesmos aplicativos globalmente; O Instagram se torna proeminente no Brasil, mas o Snapchat é mais significativo nos EUA. Nem todas as plataformas são iguais em todos os países. Mas absolutamente todo mundo tem um dispositivo móvel e acesso a um navegador web movel. Essa facilidade de acesso não pode ser subestimada e tem sido usada por várias empresas com efeitos significativos.

Pearl Jam lançou uma campanha com interação em AR para divulgar o seu novo single “Superblood Wolfmoon”

o Pearl Jam lançou um trecho de uma nova música intitulada “Superblood Wolfmoon” que você só pode ouvir apontando o telefone para a Lua. Se você for em moon.pearljam.com , será recebido com uma tela que solicita que você alinhe um círculo na tela com a Lua. Depois de alinhar tudo, as animações pairam em torno da Lua do mundo real, e a nova faixa e tocada com o botão para a pré-order do novo álbum.

1*P eU4TubTB1Q8t2lpXT0Cw

Como os criadores de A.R. aconselham as marcas sobre marketing

O primeiro passo para decidir é a plataforma. As marcas podem entregar seu conteúdo via WebAR, Instagram, Snapchat e muitos outros. O primeiro passo é chegar a essência do projeto e definir a melhor abordagem. Por exemplo, se uma empresa de bebidas deseja maximizar sua embalagem como um canal de marketing, o WebAR seria o mais adequado. Se for uma campanha de marca para segmentar adolescentes, um filtro de rosto no Instagram pode funcionar melhor.

Como todas as plataformas, o Instagram tem alguma curadoria. A empresa proibiu filtros relacionados à cirurgia plástica, para garantir que os ideais nocivos não se espalhem muito. O Instagram também está reduzindo outras formas perigosas de conteúdo, como auto agressão. Os criativos individuais navegam nesses problemas de maneira limpa, aconselhando seus clientes sobre as maneiras corretas de usar a plataforma. 

Os tempos de aprovação também aumentaram. Nos primeiros dias, levava algumas horas para que um filtro fosse aprovado. Agora, pode levar até um mês — algo que as novas marcas precisam ter em mente ao planejar suas campanhas.

Agências e freelancers possuem profunda experiência necessária para executar campanhas bem-sucedidas. Como qualquer campanha, é necessária colaboração para o sucesso.

 Aumentando a arte 

As possibilidades de inserir uma nova camada sobre um espaço físico-real, dão uma nova visão sobre a tecnologia no âmbito artístico. O BoomReal e um coletivo de tecnólogos e artistas que tem criado de forma colaborativa, filtros, efeitos, aplicações e instalações AR. Todas elas mostram a grande versatilidade do processo criativo. A reinterpretação, a interação e o componente ativista adquirem novas dimensões, transformando-se em elementos ativos na prática da arte.

1*SnX5eOQ zkmFa W19BP9lg
https://www.facebook.com/BoomRealArt/

Uma tendência contínua

Por fim, o AR não desaparecerá como um meio de marketing. Ele fornece uma maneira poderosa e inteligente para as pessoas comunicarem suas mensagens, permitindo que as pessoas se envolvam com seu trabalho como nada mais. Paralelamente à tendência, os criadores de AR estão aprendendo novas habilidades e experimentando por conta própria.

Mais e mais freelancers e agências trabalharão com empresas para comercializar suas marcas de várias maneiras novas. Embora as plataformas possam mudar, o coração permanece o mesmo: a AR é uma maneira envolvente de interagir com os usuários e também muito prática. É uma carreira nova e significativa a ser observada.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More