Como fazer UX Research com os usuários dentro de casa em tempos de crise?

Por mais que interação com pessoas seja a principal motivação das nossas pesquisas, adaptação é necessária com a situação do COVID-19. Me vi perguntando como posso viabilizar pesquisas e aproximar os usuários delas, se não posso estar com eles?

1. Será que você não consegue adiar o prazo das suas demandas?

Eu sei que o capitalismo tá aí e que as demandas não param. Também sei que os serviços e produtos não vão parar de serem desenvolvidos, mas é para as pessoas que desenvolvemos certo? Dependendo do tipo de produto e serviço, o seu consumo já vai diminuir e gerar impacto como perda de clientes também. Já pensou também se não construímos pesquisas da melhor forma? A gente ainda tem a capacidade de potencializar essa perda. Pensa só:

  1. Seu produto vai ser desenvolvido sem uma fundamentação pra ele e provavelmente não durará muito no mercado.
  2. A pesquisa poderá ser superficial, uma vez que não terá tanto insumo vindo de quem realmente vai usá-lo.

Se mantivermos o ritmo da pesquisa e/ou adaptarmos para que façamos ela da melhor forma que conseguimos, vai dar tudo certo, tá todo (quase) mundo nessa.


2. Encontre abraço quentinho no home-office e nas ferramentas disponíveis no mercado para continuar seu trabalho ❤

Em questão de manter o trabalho remoto com a sua equipe de pesquisa parecido com o presencial em questão de interação, você pode usar e abusar da tecnologia com ferramentas de colaboração e espaços digitais como o MiroMural, Milanote (veja como alguns criativos usam), WhimsicalTandem e o meu xodó pra organizar projetos, o Notion!

dica: se precisar retirar o ruído da sua videoconferência pra evitar problemas na sua reunião, olha que massa o Krisp!

O mercado traz uma pancada de ferramentas que buscam aperfeiçoar as técnicas de pesquisa. Dependendo do objetivo da sua pesquisa, conseguimos adaptar como ela é feita. Quer conhecer algumas formas? Separei uma listinha de acordo com os métodos que mais uso.

É bom avisar que não é recomendado fazer técnicas como Focus Group e Testes presenciais, o contato com o usuário deve ser evitado — mas não ignorado.

Entrevistas com o usuário

Se precisar recrutar algum usuário, você pode criar um questionário online e enviar para os principais locais de encontro do usuário. Quem sabe procurar grupos em redes sociais onde eles possam estar e em último caso, se realmente não conseguir, siga com o recrutamento tradicional mas tente criar perguntas onde consiga eliminar possíveis participantes que possam ter contraído o vírus ou que façam parte do grupo de risco. Além disso, informe também para os seus participantes sobre o risco evidente e melhores práticas pra esse momento. Tem um modelinho disponível pra ajudar nos textos pra comunicação do recrutamento aqui, rola de adaptar pra encontros digitais.

Pra marcar os horários também online e de forma organizada, usa o Calendly ou o Doodle como sugestão!

Tá com preguiça de fazer tudo isso?
Tem ferramenta disponível no mercado pra parte de recrutamento de usuários também. Conhece o Dscount? Ele faz uma chamada de participantes para testar o seu produto.

1 49jNsrBawYR0vXx54C1hLw

Se precisar moderarprepare o seu questionário e roteiro de pesquisa, considerando o ambiente em questão para isso, seja digital ou não. As orientações da OMS também servem para criar os ambientes de teste: adote medidas de proteção e higienização para tudo que possa ser tocado, mantenha uma distância segura dos participantes, ofereça máscaras e luvas e se possível, procure um lugar arejado e deixe as portas abertas! (ninguém encosta na mão de ninguém haha!) Em meios digitais, até o Whatsapp pode servir de auxílio nas video-conferências. Você consegue colocar várias pessoas em uma mesma sala.

Se precisar de deslocamento, opte por táxi, Uber ou carro pessoal tanto para você quanto para o participante. Seja gentil e ofereça! :)

Se precisar observar, opte por salas mais distantes ou considere a video-conferência e gravações da entrevista para essa etapa. Siga as mesmas instruções dadas aos participantes sobre higienização e proteção. Temos ferramentas como WherebyLookbackZoom que podem ajudar nisso.

E se precisar compilar, dá pra fazer de uma maneira bem legal com o Notion. Checa aqui como a galera da ContaAzul tava fazendo pra democratizar as pesquisas e documentá-las com templates disponíveis também! Dá pra inclusive usar esse modelo como repositório de pesquisa ou de usuários disponíveis pra próxima pesquisa (alô recrutamento de qualidade facilitado).


Teste de usabilidade

Esse é interessante e complexo. Do mesmo jeito que a entrevista é muito melhor feita pessoalmente porque nem sempre o que o usuário fala é o que ele faz, o teste também sofre o impacto da distância. Mas não é o fim! O mercado preparou ferramentas legais para fazer o nosso teste acontecer, você analisar e observar diminuindo o impacto de enviesar dados!

Com protótipos em mãos feitos no Adobe XD e o Figma — que tem versão pronta pra baixar e são colaborativos — e usando o Marvel pra deixar mais próximo do real, com alta fidelidade, podemos colocar disponível para usuários com as tarefas já planejadas para o usuário responder. Você pode enviar o roteiro via e-mail, pode usar o próprio Marvel pra realizar os testes, inclusive. Tem também o Lookback que ajuda em testes remotos guiados e ainda faz gravações para você checar a interação mais tarde.

Se preocupe em conseguir pelo menos 5 usuários para consolidar os dados do seu teste seguindo o que o NN Group recomenda como prática. Fica mais fácil, né?

Não esquece de montar também um documento no final, pode ser word, pode ser powerpoint, pode ser uma planilha com as observações por usuário, compilando todos os seus achados. É uma ótima forma de deixar registrado o seu processo e de viabilizar essa pesquisa pra outras pessoas da equipe também.


Card Sorting

Esse é o que mais dá pra explorar na criatividade! Já fiz uma vez anotações no Excel com os termos que queria organizar de um processo de gente e gestão, enviei para o usuário via Whereby e pedi para que o usuário me reenviasse de forma organizada de acordo com a metodologia de card sorting aberto ou fechado dependendo do que eu queria. Já observei o usuário organizando também via video-conferência compartilhando a tela de computador dele.

E recentemente passei pela experiência de parte da minha equipe de pesquisa estar remoto e parte presencialmente e no meio de um projeto de card sorting gigantesco que não podia parar e já estava tudo no nosso quadro branco. Como adaptamos? Video-conferência em mãos com Microsoft teams. Equipe discutindo com todo mundo olhando o quadro, documentando no XMind Design e podíamos ter passado tudo a limpo pra digitalizar no Miro ou no Mural e discutido online mesmo. Dá até pra agrupar, priorizar, identificar com outras cores.

1 sNP1BQ41m YnL79kyg5cTg
Eu organizando um projeto gigantesco com parte da equipe online.

Ainda assim, se você quiser uma ferramenta só pra fazer o card sorting, apresento a vocês o Optimal Workshop. De novo, é uma ferramenta com teste gratuito :)


Análise heurística

Olha que benção, você pode essa fazer sem o usuário! Aprendi no meu último trabalho uma forma bem interessante de fazer essa análise baseada nas heurísticas de Nielsen. A versão original do modelo que uso normalmente é essa aqui, bem mais completa e complexa. O que eu uso que é mais simples, mas também muito boa e adaptada pra excel está disponível aqui.

1 q1gHWfou5VJkZQUT33NNGA
Modelo de Análise Heurística

De forma bem simples, você vai respondendo à perguntas relacionadas as heurísticas e a partir disso, poder calcular a usabilidade do produto de acordo com a porcentagem de respostas negativas e positivas sobre princípios de design; e assim, mantém a análise padronizada para todos os pesquisadores que estão avaliando o produto. A régua que usamos foi algo decidido por questões de negócio.

Tem o querido Dropbox, por exemplo, para você compilar e compartilhar as análises para criar mais tarde seu relatório para passar pra equipe responsável sobre a usabilidade do seu produto ou serviço.


Benchmarking

Outra técnica de pesquisa que você pode super fazer da onde quiser basta ter acesso a plataforma que você quer analisar: site, aplicativoprocesso etc, e a um local de documentação: caderninho, bloco de notas, powerpoint, pasta de computador. Para um bom estudo de concorrência, primeiramente defina um objetivo. O que você quer aprender com os concorrentes e o que você quer investigar?

Exemplo: “Como posso melhorar o serviço de onboarding para colaboradores?”

Tendo o objetivo em foco, hora da pesquisa de campo! Levante os dados que você consegue encontrar e que você possui para responder essa questão. Quem são as empresas que precisam fazer onboarding de colaboradores? como elas tratam esse assunto?

E não precisa ser do mesmo modelo de negócio que você está inserido não! O legal é quando você consegue ampliar o contexto do seu benchmarking e traz boas práticas de outros serviços, outros modelos, palestras… Monte seu relatório fazendo imersões e manda ver nas comparações. Lembrando que o benchmarking não se trata de cópia e sim, de reaproveitar ideias e refiná-las, adaptá-las para o seu contexto. Deixe claro também porque você escolheu essas empresas.

Vale também lançar um questionário online usando o Google forms ou o Typeform — tudo gratuito — e perguntar para os seus clientes e colaboradores por exemplo, quais os processos ou serviços que eles melhorariam na sua empresa. Você pode conseguir um bom caminho. Conheça ela a sua empresa a fundo e aprenda com eles para poder fazer uma boa análise.

Para finalizar, depois de criar o seu relatório de bench mostrando todos os seus achados e onde você vai buscar apontar os pontos altos e baixos de cada empresa, você já pode montar um plano de ação para implementar as melhorias, que tal? :)


Arquitetura de informação e Jornada do usuário

Eu adoro utilizar o XMind Design pra fazer a arquitetura, fluxos de usuários, organizar ideias, jornada de usuário… dá pra colaborar, dá pra salvar em vários formatos e o melhor: versão disponível para a galera.

1 Q4p2NnHaOCry gAgDIPLkw
Exemplo de como o xmind zen funciona

O importante no final das contas é lembrarmos de algumas dicas para uma boa pesquisa:
Que questões você quer responder?
Tenha feedbacks dos seus clientes cedo e com frequência.
Cheque se alguém já fez essa pesquisa pra você.
Faça templates para reusar!

Se quiserem mais ajuda em pensar formas para viabilizarmos as pesquisas que você precisa fazer, me dá um alô, deixa um comentário!
Tem mais uma pancada de opções de acordo com o projeto que você tá, olha essa referência:The Ultimate Supertools #stayhome Stackstay connectedwww.notion.so

E aí, quando começamos nossa próxima pesquisa? ❤

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More