Bons quadrinhos para ler no Kindle

Eu me adaptei incrivelmente ao Kindle. Acostumei a ler livros na tela do device e hoje, quando acabo lendo livro de papel, até acabo estranhando. No entanto, com quadrinhos a coisa é diferente: eu nunca consegui ler HQs na telinha do Kindle. A experiência nunca foi boa; a tela pequena dificulta a leitura fluída de textos e o aparato não tem processador para fazer um zoom-in/zoom-out eficiente com os dedos em pinça. Eu tentei comprar algumas HQs digitais (sempre em preto e branco, logicamente), mas não foram boas experiências. Fora o fato de que eu gosto de colecionar quadrinhos físicos.

No entanto, em uma viagem recente que fiz (pré-pandemia) acabei ficando com tempo extra em um aeroporto – por conta de um atraso de avião – e fui explorar a loja do Kindle (pois o livro que estava lendo tinha acabado). No meio da busca me deparei com uma enxurrada de HQs nas sugestões. Apesar das experiências prévias negativas resolvi baixar alguns demos e acabei tendo duas boas surpresas que compartilho aqui.

1.Um pedaço de madeira e aço

post3

Christophe Chabouté é um dos nomes dos quadrinhos que eu mais admiro. A adaptação que ele fez de Moby Dick para novela gráfica é uma obra de arte que guardo com o maior carinho na minha coleção. Ainda não tinha lido “Um pedaço de madeira e aço”, mas só tinha lido bons comentários sobre. É a história de um banco de praça e o tempo e pessoas passando por ele; parece banal ao extremo, mas o ritmo gráfico e narrativo fazem da HQ uma obra fantástica.

post2

É um quadrinho perfeito para se ler no Kindle: não há diálogos e o ritmo cinematográfico (quase de storyboard) da trama fica excelente de ser passado com a velocidade de mudança de página do Kindle. É a mesma coisa que ler no papel? Nunca. Tanto é que eu acabei comprando a versão física também, mas é uma HQ que “funciona” bem se você quiser ler na telinha.

2.Bezimena

post4

Essa HQ entra naquela categoria “inclassificável” tamanho estranhamento que sua leitura causa. Desenhada e escrita por Nina Bunjevac, autora canadense filha de pais sérvios, a história em quadrinhos é um conto de fantasia noir com toques de pornografia. Compartilho a descrição da trama de acordo com o verso do álbum: “Bezimena é uma versão modernizada do mito de Ártemis e Sipriotes. Ártemis é a deusa virgem das caçadas, da lua e do nascimento, filha de Zeus. Seus domínios são as montanhas, rios e portos. Sipriotes é um jovem que Ártemis transforma em mulher como punição pela tentativa de estupro de uma de suas seguidoras virgens“. O livro alterna o tempo e atualiza o mito em questão em tempos contemporâneos.

post5 1

O quadrinho é magistralmente ilustrado e, apesar de ter balões com diálogos (poucos) é uma boa experiência de ler no Kindle porque é possível dar zoom nos desenhos e ver algumas ilustrações em detalhes fantásticos (acho que muito disso porque a HQ foi bem projetada para “rodar” no Kindle).

Ler quadrinhos nas versões atuais do Kindle podem passar longe da experiência de ler as HQs físicas, mas algumas obras a gente pode “improvisar”e ter uma leitura agradável também. Ficam as dicas.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More