The Art of Storytelling: o curso online e gratuito da Pixar

A história é um veículo que transcende a nossa imaginação. Afinal, o que seria a mitologia e a religião além de histórias épicas que inspiram e transformam? Registrar e transmitir narrativas pela oralidade, pela escrita, caligráfica ou pictográfica, são algumas das nossas vantagens como seres humanos.

Mas o que torna uma história ótima? O que faz de alguém um bom contador de histórias? Contar histórias é algo que todos fazemos naturalmente, desde cedo, mas há uma grande diferença entre uma boa narrativa e uma ótima narrativa.

Neste curso online gratuito em seis etapas, os diretores da Pixar e os artistas de storytelling dos estúdios contam como eles começaram e quais histórias os inspiram.

Nesta breve introdução, Peter Docter discute a arte de contar uma boa história. Diretor de Monstros S/A, Divertida Mente e Up, ele foi responsável por alguns dos maiores sucessos da Pixar. E a mensagem que ele deixa é simples, mas poderosa: escreva sobre o que você sabe.

Docter diz que se você imaginar perseguições, monstros e explosões de carros, deve usá-los, mas em um contexto que seja conectável a outras pessoas. Ele usa Monstros S/A como exemplo. Os primeiros rascunhos foram fracassados – e cada filme pode levar trinta ou mais rascunhos. O problema era que o filme era sobre um monstro que trabalhava assustando crianças.

O filme precisava de um gancho emocional. Enquanto Docter estava aprendendo a “ser” pai, o filme se transformou em uma história sobre um monstro e uma criança. Sendo algo universal; o público conseguiu se conectar melhor. Afinal, qual seria o sentido de se contar uma história além de se relacionar com outras pessoas?

Vale o play.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More