Grave e envie o som da sua tosse para ser avaliado por inteligência artificial

Através de Machine Learning, o som da tosse é avaliado e indica se o paciente tem chance de ter a Covid-19

Atenção: antes de sair gravando a sua tosse no seu celular só para testar o aplicativo ou para fazer graça, lembre-se que tossir nesse momento é um ato potencialmente perigoso porque você pode transmitir o vírus para outras pessoas, mesmo sem querer. Leia o post inteiro antes, por garantia.

Screen Shot 2020 04 11 at 11.16.03 AM

A ideia é ajudar a encontrar e isolar pessoas infectadas, o mesmo propósito das triagens e dos testes feitos pelos governos de vários países. Porém, como sabemos, os testes não estão disponíveis para todos, precisam ser feitos por uma pessoa habilitada, são um pouco invasivos e os resultados são demorados. O CoughVid foi desenvolvido para apressar essa triagem (não como instrumento definitivo de diagnóstico. É triagem).

Como Funciona?

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 67,7% dos pacientes com a Covid-19 têm uma “tosse seca”, o que significa que ela não produz aquele fluido viscoso, o muco – popular catarro – típico do resfriado ou das alergias. Esses dois tipos distintos de tosse tem sons diferentes e esse é de fato um dos critérios de uma avaliação clínica que é provado e aprovado como recurso para distinguir condições como asma, pneumonia, etc.

Pensando nisso, a Embedded Systems Laboratory desenvolveu um site e um aplicativo de Android chamado CoughVid que funciona por machine learning, ou seja, quanto mais sons são arquivados, mais preciso fica o resultado. Tudo por inteligência artificial. As pessoas enviam anonimamente suas gravações e o som é processado e avaliado se o paciente tem uma potencial chance de ter a Covid-19 (quando o caso é encaminhado para uma avaliação humana, por tela).

Vale repetir que este teste não é final e conclusivo, funciona apenas como uma triagem para ajudar a identificar pessoas que podem estar infectadas. Aqui no Brasil, por exemplo, o próprio Ministério da Saúde já tem um serviço telefônico que funde forma similar.

Como é feita a gravação?

Screen Shot 2020 04 11 at 11.08.26 AM
não precisa tossir diretamente no celular

A pessoa segura o celular com a mão direita e o posiciona um pouco para o lado, para não tossir diretamente no aparelho. Para uma precaução extra, o celular pode estar dentro de um plástico. Feito isso, basta tossir na parte interna do cotovelo do braço esquerdo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More