Covid-19: doe o poder do seu computador

Parceria da HP e Folding@Home faz a ponte entre usuários e cientistas

Os heróis da saúde estão na linha de frente do combate ao Covid-19 com uma dedicação inigualável, razão pela qual ganharam ainda mais o nosso respeito e reconhecimento. Enquanto isso, temos que ficar em casa para o bem de todos. 

image 11

Entretanto, além de seguir as orientações dos órgãos internacionais de saúde, existem inúmeras iniciativas que estão unindo a sociedade civil, mesmo que a distância, na busca por um tratamento. Entre elas, está essa colaboração que convida as pessoas a doarem o excesso de energia dos seus computadores pessoais para especialistas e cientistas, que necessitam de alto poder de processamento de dados para encontrarem respostas eficazes para o Covid-19. 

Para participar, basta visitar o site da HP desenvolvido em parceira com a MediaMonks, fazer o download do programa e se unir à busca pela cura. De acordo com o professor e diretor Gregory Bowman, ao fazer o crowdsourcing de computadores individuais, é possível acessar mais poder de processamento do que cem dos supercomputadores mais rápidos do mundo. 

O Folding@Home é um projeto de compartilhamento de computação que visa entender os mecanismos de doenças em nível molecular para encontrar pontos fracos que os medicamentos podem explorar. Ele simula a dinâmica de proteínas, incluindo processos e movimentos implicados em uma variedade de doenças. O projeto reúne cientistas cidadãos que se voluntariam para executar simulações das dinâmicas de seus computadores pessoais. As informações dos dados coletados ajudam os os cientistas a entenderem melhor a biologia e estão fornecendo novas oportunidades para o desenvolvimento de terapias. 

Entre suas conquistas estão os estudos que revelaram vulnerabilidades no vírus Ebola ao descobrir partes móveis das proteínas, invisíveis para as experiências anteriores.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More