Steve Cutts e a releitura de um clássico em tempos de quarentena (Man 2020)

Talvez, durante o seu período de quarentena, você já tenha visto uma animação assustadora (e realista) que retrata a vida do homem capitalista atual, onde há grande devastação ambiental e o uso dos recursos naturais sem uma preocupação sustentável. Me refiro ao curta ‘Man’, do ilustrador e animador inglês Steve Cutts. Embora já tenha trabalhado em grandes empresas como Coca Cola, Sony e Toyota, Cutts ficou bastante conhecido com suas animações cheias de críticas e efeitos distópicos.

Carregada de mensagens, suas obras trazem sempre um alerta para a sociedade sobre a necessidade de pensar em novos hábitos, mais saudáveis e sustentáveis.

Lançado em 2012, a animação Man traz duras críticas ao mercado da moda, ao modus operandi do homem capitalista e ao formato de consumo desenfreado dos humanos.

Se você não viu, assista antes de conhecer a segunda versão:

Man 2012

Em tempos de quarentena, em virtude da Covid-19, nos deparamos com vários noticiários sobre os novos comportamentos dos animais em vários locais do mundo, onde, com a ausência de humanos perambulando por aí, o meio ambiente e os seres que o habitam estão tendo a oportunidade de viver suas rotinas – animais selvagens estão sendo avistados até nos centros das cidades.

Man 2020 – É hora de repensar nossos hábitos

Man 2020

Com destaque para a pilha de papel higiênico acumulada ao seu redor, o #Quarentener segue sua rotina em casa enquanto os animais aproveitam o momento sem seu principal predador: o homem. Mas até quando?

A humanidade está proporcionando, mesmo que involuntariamente, um suspiro de alívio para a natureza. Enquanto o homem permanece na segurança de casa para evitar a propagação do coronavírus, a emissão de CO2 na atmosfera cai a níveis surpreendentes, o Himalaia volta a ficar visível na Índia, um cardume de sardinhas é visto em Recife… UFA! Parece que natureza pegou de volta os seus dias de glória.

O fato é que o coronavírus está mudando tudo – nossas relações, a forma como trabalhamos, consumimos e observamos o outro. Essa pandemia vem nos mostrando que podemos repensar muitas das nossas ações enquanto seres sociais, e o desejo de todos, principalmente da natureza, é que os humanos possam levar esses aprendizados para o pós-quarentena.

Eu, sinceramente, espero que tudo isso passe logo, e que nós possamos guardar os ensinamentos positivos dessa crise para melhorar mais como sociedade e também nossas relações com a natureza.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (9)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More