CO2 continua batendo recordes mesmo após confinamento

O CO2 pode persistir na atmosfera por muitos anos. Pandemia não substitui luta contra a mudança climática.

VRG ILLO 1777 AK globe.0.0

Ao contrário do que muitos veículos tem divulgado, a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera continua aumentando a cada dia, mesmo com o tráfego de veículos e aviões reduzido devido a pandemia do novo coronavírus.

O nível de CO2 atingiu a maior alta no último dia 3 de maio, caracterizando níveis jamais vistos em 60 anos

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido e Scripps Institution of Oceanography, a quantidade de CO2 na atmosfera está subindo de forma constante e as medidas drásticas de isolamento não demonstraram efeito imediato.

O registro realizado dia 3 de maio, mostra a maior concentração de gases do efeito estufa já registrado na história, sendo captadas no Observatório Mauna Loa, no Havaí, cerca de 418,12 ppm (partes por milhão) de CO2 na atmosfera, conforme dados do gráfico abaixo.

EXLgXjYVcAEBYOG
Fonte: reprodução / Twitter UN Climate Change

“O CO2 está se acumulando em resposta não apenas ao que estamos emitindo agora, mas ao que emitimos ao longo do século passado”, afirma o geoquímico da Scripps Oceanography, Ralph Keeling.

Uma coisa importante para ter em mente, é que o dióxido de carbono pode persistir na atmosfera por centenas a milhares de anos depois de sair de industrias ou de escapamentos de carros. “É como uma banheira e você tem a torneira toda aberta por um tempo, e você a diminui 10%, mas a banheira ainda está enchendo”, diz Sean Sublette, meteorologista da Climate Central. “Você realmente não parou de encher a banheira, apenas diminuiu um pouco a velocidade.”

mlo co2 hour
Fonte: reprodução / Global Monitoring Laboratory
Os valores médios de CO2 por hora (círculos vermelhos) e Diariamente (círculos amarelos)
Mauna Loa, Havaí, nos últimos 31 dias.

O gráfico de medição é atualizado diariamente e destaca os pontos individuais medidos a cada dia e a média de CO2 nos últimos 31 dias. Assim, esses dados significam que as médias diárias mostradas no gráfico são provavelmente calculadas a partir de um subconjunto das médias horárias. Também é possível que nenhuma média diária possa ser calculada mesmo que existam médias horárias, porque todas as médias horárias de um dia não satisfazem as condições de segundo plano. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More