A possível origem do título Tenet, novo filme de Christopher Nolan

Na internet já é possível encontrar inúmeras teorias sobre o filme.

Tenet photo1
Divulgação – TENET John David Washington

John David Washington é o novo Protagonista no espetáculo de ação e ficção científica original de Christopher Nolan “Tenet”. Armado com apenas uma palavra – Tenet — e lutando pela sobrevivência de todo o mundo, o Protagonista viaja por um obscuro mundo de espionagem internacional em uma missão que se desdobra em algo além do tempo real.

Não é viagem no tempo, é Inversão.

O elenco internacional de “Tenet” inclui nomes como Robert Pattinson, Elizabeth Debicki, Dimple Kapadia, Aaron Taylor-Johnson, Clémence Poésy, com Michael Caine e Kenneth Branagh.

Nem o trailer ou a sinopse conseguem explicar exatamente como essa “inversão” funciona ou qual é o objetivo do protagonista. Nolan já mostrou inúmeras vezes o quanto gosta de filmes que brincam com o tempo como Amnésia, Interstellar, Inception e Dunkirk. Juntando os filmes citados é possível perceber que Nolan mistura histórias contadas de trás pra frente, viagens no tempo e tramas que se passam em tempos diferentes e se cruzam em algum momento da história.

Teorias

Na internet já é possível encontrar inúmeras teorias sobre o filme, muitas baseadas em um momento do trailer onde o protagonista está em um estande de tiros e é possível ver uma lousa atrás dele. Uma das informações escritas na lousa é a seguinte: DU = Tds, que seria uma das equações da termodinâmica que diz como os corpos passam temperatura de um para o outro.

Tenet photo5
Divulgação

Nada de muito novo para os fãs de Nolan, é normal que na maioria dos seus filmes a internet ferva com milhares de teorias. Não importa se antes, durante ou depois do lançamento, os filmes do diretor são sempre um grande evento para a cultura pop, além de serem recheados de mistérios, tecnologia, espaço-tempo e física.

Em sua nova produção o nome escolhido foi TENET, que até o momento não teve o significado explicado pela produção do filme. Mas como a internet não deixa nada passar batido, a mais nova teoria é de que o título do filme foi baseado no Quadrado Sator.

palindromo 03 1
Quadrado Sator

O quadrado

Trata-se de uma estrutura de pedra composta por cinco palavras latinas de cinco letras cada uma, sendo: SATOR, AREPO, TENET, OPERA e ROTAS. As palavras repetem-se se forem lidas da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de cima para baixo, ou de baixo para cima formando um complexo palíndromo (frase ou palavra que se pode ler, indiferentemente, da esquerda para a direita ou vice-versa). Mais do que um palíndromo, a frase é considerada como um “quadrado mágico” de palavras.

Este quadrado é descrito em um vasto número de achados arqueológicos em diversas partes da Europa. Já foi encontrado em ruínas romanas, na abadia de Collepardo e Santiago de Compostela. O exemplo mais famoso é o das escavações de Pompéia, em que o quadrado foi encontrado no ano de 1925. O quadrado pode ser visto em uma das cenas do filme Pompéia de 2014, dirigido por Paul W. S. Anderson e inspirado na destruição da cidade de Pompeia pela erupção do Monte Vesúvio no ano 79.

Sendo cinco palavras de cinco letras cada, basta dispô-las adequadamente para formar um quadrado, que pode ser lido na horizontal ou na vertical, para a direita ou para a esquerda, para baixo ou para cima. A palavra TENET aparece no centro do quadrado, tanto na vertical quanto na horizontal, e acaba formando uma cruz centralizada com a palavra.

palindromo 02

Significado

É difícil estabelecer o significado literal da frase composta por estas cinco palavras, já que o termo AREPO não existe estritamente na língua latina. Algumas conjecturas sobre esta palavra levam à tradução, com sentido pouco claro, com “o semeador, com o seu carro, mantém com destreza as rodas”. Tradução da qual se tenta tirar algum sentido através da referência a um semeador como citação de um texto bíblico.

Se pensar que o termo AREPO é o nome próprio de um misterioso semeador, chega-se à tradução: “Arepo, o semeador, mantém com destreza as rodas”, o que parece aludir à práticas agrícolas.

Nolan sendo Nolan

Tenet photo2
Divulgação – TENET John David Washington e Robert Pattinson

Se as teorias sobre a origem do título do filme vão se comprovar, só mesmo a produção do filme poderá dizer. De qualquer forma, é sempre um excelente e delicioso exercício pesquisar sobre os mistérios por trás das grandes produções do Nolan, um diretor que adora viajar… no tempo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (7)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More