A resiliência do desejo ou partiu Paris!

Não paro de pensar em como será a saída deste “túnel” em que nos metemos ou em que fomos metidos.

cashier dashboard illustration1
O desejo vencerá o medo! Daqui a pouco. Em Paris, já está vencendo!

Não paro de pensar em como será a saída deste “túnel” em que nos metemos ou em que fomos metidos. Tenho visto as apostas sensatas ao lado de muitas arriscadas e perigosamente precipitadas. Estas de quem olha para o futuro com a lente suja com a poeira do presente.

O que podemos esperar de nós mesmos quando estivermos livres novamente da atual ameaça? Seremos seres renovados? Será uma nova era de compreensão e de solidariedade humana na Terra? Ou, continuaremos nos engalfinhando pela posse do que cada um já conquistou e nos defendendo dos “bárbaros visigodos e ostrogodos”, como no filme “Parasita”?

Lógico que quando cair a máscara, é muito provável que até lá teremos incorporado alguns hábitos e cuidados que hoje tratamos com certa displicência. De lavagem de mãos a home office.
Mas aposto que não veremos o nascimento de uma nova espécie humana. Aqueles novos mutantes que transbordam bondade, empatia. Não será a sonhada Era de Aquarius. Não surgirá o novo consumidor fazendo uso matemático e racional em suas rotinas de consumo. Os que já existem ficarão chocados com o aparente descontrole e o movimento febril dos que elegeram o desejo antes do medo.

Como já disse há muito pouco tempo, vamos lotar os shoppings e namorar as vitrines como uma Audrey Hepburn na frente da Tiffany. Ainda não, mas aguardem.
O desejo vencerá o medo! Daqui a pouco. Em Paris, já está vencendo!

Paris

Foto publicada no Estadão no último dia 3, não é de arquivo. Não é fake news. Mas do primeiro dia de flexibilização nos cafés de Paris, no coração do Saint Germain des Près.

Inveja? Tenha não.

Em breve, também na Vila Madalena e Baixo Pinheiros. Falo só dos cantinhos de São Paulo que conheço melhor. A Beatriz, que reside em Londres, quando viu essa foto, pulou da cadeira e exclamou: “Partiu Paris”.

O desejo, essa fábrica interna que tentamos “gerenciar” desde que nascemos, é resiliente.
Segundo um dicionário: resiliência é a “propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.”

O desejo pulsa em nós, no isolamento o desejo espia pelas frestas esperando o momento de exibir sua resiliência. Muitas vezes, sem pedir licença para entrar. Às vezes, ele até fura a fila quando não tem ninguém olhando, pra ver se chega logo a sua vez. É uma fera enjaulada.

Aldir Blanc, infelizmente, não está mais aqui. Mas se o João Bosco me permitir, acho que dá pra trocar, só por algum tempo, bloco por desejo no samba “Plataforma ” (1977). Confiram.

Por um bloco
Que derrube esse coreto
Por passistas à vontade
Que não dancem o minueto
Por um bloco
Sem bandeira ou fingimento
Que balance e abagunce
O desfile e o julgamento
Por um bloco que aumente o movimento
Que sacuda e arrebente
O cordão de isolamento

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More