Cannes Lions | a mudança de comportamento do consumidor

A pandemia chegou e desconstruiu a estratégia da maioria das marcas. Além de expôr as fraquezas de operação, obrigou todo mundo a se movimentar, acelerando o processo de transformação digital de quem quisesse sobreviver.

Jill Baskin, CMO Global de Hersheys, compartilhou os movimentos rápidos que a marca fez, ao perceber que as pessoas passaram a comprar os formatos maiores, com intenção de estocagem. Além de passar a montar kits com a linha completa, a venda do produto foi direcionada para canais não considerados antes, tais como Amazon.com e Walmart.com.

David Tiltman, VP de Conteúdo da WARC, destacou que o e-commerce já havia crescido 10% nos últimos 10 anos, nos Estados Unidos, mas deu um salto de mais 11% nestes últimos 3 meses. O executivo destacou, entretanto, alguns pontos de atenção do movimento:

  • O crescimento rápido é uma oportunidade e uma ameaça

Este é um momento onde os consumidores também estão tendo que se adaptar. Um estudo levantado pela Kantar revelou que 56% das famílias com filhos estão abertos para a experimentação e isso pode ser um sinal de crise ou uma oportunidade de ganhar território.

  • A mudança de comportamento beneficia as grandes plataformas.

Obviamente, quem já estava estruturado, com presença em multi plataformas, teve uma enorme vantagem, diante deste caos. Alibaba, WeChat e Amazon são alguns destes exemplos.

  • Grandes marcas também precisam se relacionar, de forma direta, com seus consumidores.

Aqui o exemplo positivo foi a Nike, que já havia tirado seus produtos de outras plataformas, investindo pesado em seus canais proprietários. Isso porque entendeu que tinha estatura para tal e que ter o controle dos dados lhe daria uma enorme vantagem.

  • A importância do relacionamento e da experiência do consumidor

Cheryl Calverley, CMO da Eve Sleep, compartilhou a dor que é perder o contato direto com o consumidor, que não está mais dentro das lojas físicas e que não sente mais o produto antes de o escolher. Por isso, as marcas precisam mergulhar na nova jornada do consumidor, para repensar a experiência, para compensar esta perda.

Por fim, Tiffany Lilze, que comanda o e-commerce da P&G, lembrou que o consumidor nunca esteva tão conectado e que ele precisa encontrar o seu produto sempre que ele estiver disponível para a compra. Ou seja: é fundamental considerar um calendário inteligente de ações.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More