O programa da quarentena: esportes com bolinhas de gude

O canal Jelle’s Marble Run, famoso pelas competições e corridas das pequenas esferas, recebeu patrocínio do programa da HBO Last Week Tonight

No programa Last Week Tonight do dia 17 de março de 2020, o comediante John Oliver tratou da pandemia do coronavírus e a volta dos esportes nos Estados Unidos. A análise sempre crítica e fundamentada vale a visualização, mas o ponto que mais chama a atenção é no final do vídeo.

Lá, Oliver anunciou um patrocínio para o canal holandês Jelle’s Marble Run, um compilado de corridas, rallys e competições com… bolinhas de gude. O esporte perfeito para a quarentena. Exceto pelo fato que o canal é antigo, de 2006. E a história dele é ainda mais fascinante.

O dono da(s) bola(s), Jelle Bakker, criava corridas de bolinhas de gude em terrenos arenosos, legos e outros materiais. Quando o fã Greg Woods gravou uma narração em cima de um dos vídeos de Jelle, a reação foi tão positiva que rendeu uma parceria entre os criadores de conteúdo.

A partir daí, o formato estava consolidado como uma paródia das transmissões esportivas. O canal ganhou força em 2015, com uma versão adaptada das competições olímpicas, o Marble League.

Nesse momento, times como Midnight Wisps, Oceanics e Raspberry Racers nasceram. E com eles, as lendas e histórico das bolinhas de gude, como recordes, rivalidades e polêmicas. Jelle’s Marble Run também é sede das competições de Marbula One (com pistas da F1), Marbula E (com circuitos da Formula E) e Marble Rally (um dos mais interessantes):

Os vídeos se tornaram tão populares que alcançaram 1 milhão de inscritos. Além do humor, a produção das pistas e eventos são cercadas de cuidados e planejamento detalhado. A edição realmente passa a emoção de uma competição esportiva, com números e comparativos. E a engenharia por trás dessa brincadeira é de dar inveja aos construtores de estádios maiores. Que os jogos comecem!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More