NASA Lunar Loo Challenge: a busca pelo design de banheiros na lua

Vinte mil dólares por um novo design de banheiro para os astronautas

Esse ano está mesmo cheio de surpresas. Pois se prepare para mais essa: nós miramos poder ir para a Lua e o que a Nasa está oferecendo é um desafio, no mínimo, inusitado.

Considerando que os astronautas estarão comendo, bebendo e que todos possuem necessidades fisiológicas, a Nasa sabe que os astronautas precisarão de um banheiro que lhes garanta dignidade. Pensando assim, está apelando à comunidade global por novos conceitos de design para banheiros compactos que possam operar tanto em microgravidade quanto em gravidade lunar. Serão 3 prêmios, no total (de 20.000, 10.000 e 5.000 dólares), além do reconhecimento público da NASA e do HeroX, um certificado de vencedor e um item da mercadoria oficial da NASA.

Os projetos, de acordo com os documentos fornecidos pelos organizadores, devem ser capazes de acomodar “500g por evento”, garantindo que “a equipe não seja exposta à urina, fezes ou outros materiais coletados.” Outro requisito, é que devem poder ser limpos em cinco minutos e impedir a passagem de odores e gotas para o interior estreito do veículo.

Embora os banheiros espaciais já existam e estejam em uso (na Estação Espacial Internacional, por exemplo), eles foram projetados apenas para microgravidade.

O Programa do Sistema de Aterragem Humano da NASA procura um dispositivo de próxima geração que seja menor, mais eficiente e capaz de trabalhar tanto na microgravidade quanto na gravidade lunar. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More