A Grande Muralha da… África

Desertos são monstros de areia. Com fome. O Saara, o maior deles, está engolindo a África mordendo 48 KM por ano.

O monstro deserto não anda, ele voa. São as famosas e temidas tempestades de areia com ventos que transportam dunas inteiras pelo ar. E a falta de chuvas, cada vez mais escassas, é a autorização para decolagem.

Por isso em 2005 foi aprovado, entre 11 países africanos, um projeto espetacular e de proporções épicas, para criação de uma grande muralha verde com 8.000 km de extensão e 15 km de largura. O Great Green Wall. É praticamente o mesmo tamanho da Muralha da China, mas feita de plantas.

Em 2008 a muralha começou a ser construída, já mostrando resultados positivos. Uma das dificuldades é justamente descobrir quais as melhores espécies de plantas para serem utilizadas, e algumas variedades tem sido desenvolvidas em laboratório exclusivamente para esse fim.

senegal great green wall 02
Land in Mbar Toubab, Senegal, which was plowed in anticipation of the planting of seedlings for the Great Green Wall

Lembra um jogo de futebol americano gigantesco, com os dois times enfileirados, frente a frente. De um lado o monstro de areia, do outro a inteligência humana se atrevendo a enfrentar o gigante que já derrotou impérios inteiros, o romano inclusive.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More