Segundo Washington Olivetto, vivemos uma crise de criatividade constrangedora para o Brasil

Washington Olivetto e Abel Gomes defendem a liberdade criativa em live

“Não existem mais as palavras publicidade e publicitário. Hoje temos profissionais de comunicação, que atuam de maneira muito mais ampla. E eles podem fazer, inclusive, quando necessário, o que chamamos de publicidade. Mas há tempos, desde antes da pandemia, este profissional é um criador de soluções para cada problema. E essa potência criativa é ainda mais forte e necessária durante uma pandemia”.

Foi assim que Washington Olivetto definiu assim o papel do profissional de comunicação contemporâneo. O criativo participou do V3A Talks, ao lado de Abel Gomes sócio, CCO, vice-presidente de criação da SRCOM, e Victor Vocos Camargo, sócio e diretor executivo da V3A, nesta terça-feira, 18, em transmissão ao vivo no canal da V3A.

A conversa está disponível na íntegra no YouTube da agência:

A live mediada por Victor Vocos abordou as tendências e previsões dos profissionais convidados para o que há de vir no médio prazo no que diz respeito às produções de experiências, live marketing, entretenimento e publicidade e comunicação.

Um dos pontos altos da transmissão foi a defesa da utilização dos dados a favor da criatividade.

“Vivemos uma crise de criatividade constrangedora para o Brasil. Nesta época data driven que vivemos é evidente que precisamos olhar, quantificar e metrificar dados. Mas quanto mais tecnológicos estivermos, mais amadores das grandes ideias devemos ser. Sem a emoção que só as grandes ideias podem provocar, não sairemos do lugar”.

Washington Olivetto

Abel Gomes fez coro, “se uma ação, evento, campanha ou anúncio não tocar o público, nada acontece. Pode ser lindo e maravilhoso, mas o grande valor está na emoção que despertamos. Temos que perseguir isso sem trégua. Um simples acender de luz ou acorde no momento exato durante um evento, pode despertar uma emoção que ficará registrada para sempre”, afirmou o realizador das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

dois

A tecnologia como aliada da criatividade

Em uma era na qual o surgimento de novas mídias e ferramentas tecnológicas é exponencial, Washington e Abel defendem que a tecnologia deve estar a serviço da criatividade, e não ao contrário.

“É fundamental pensarmos que os veículos da comunicação atrelados à emoção, como a TV e o cinema, são sagrados. Continuarão sendo, independente das mídias que surgirem. O surgimento de algo novo não invalida a existência de algo bom que já existia. Ao contrário, se complementam”, afirmou Washington. Que prosseguiu dizendo que “com a tecnologia, podemos realizar qualquer coisa que a gente pense, tudo é materializável. É lindo termos a possibilidade da forma para expressar qualquer conteúdo, mas é péssimo usarmos a forma para expressa a falta de conteúdo”. 

Abel Gomes reforçou que “não adianta termos a tecnologia pela tecnologia, isso não resolve. A criatividade deve estar acima de tudo, sempre. Para gerar resultados temos que seduzir”.

V3A Talks 2

Publicitários participaram do V3A Talks sobre “Criatividade, ousadia e inovação: entretenimento e marcas”, mediado por Victor Vocos Camargo, sócio da V3A. O V3A Talks vem acontecendo semanalmente para o time interno da agência com diversos conteúdos inovadores desde novas tendências e ferramentas a estudo de cases de sucesso. A ideia de juntar o Washington Olivetto e o Abel Gomes em uma live aberta ao mercado foi de debater, junto com esses dois craques da publicidade e de eventos, a criatividade e a ousadia nos projetos e campanhas. Em uma era cada vez mais data driven, qual é a importância de falar de emoção, de experiências únicas e de decisões mais instintivas”, comenta o executivo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More