Pé de IP.04: Distribuição

Em qual canal distribuir a obra?

Todo mundo carrega em seu coração uma obra. Quando sua realização fica irresistível, o autor encontra sua mídia e é tomado de assalto pela dúvida: em qual canal essa obra vai ser distribuída ao público? A tecnologia tem feito despencar os custos de produção, além de gerar uma profusão de canais que tem viabilizado cada vez mais a auto-publicação e a disseminação de uma pluralidade incrível de vozes.

Bem-vindxs ao Episódio 04 do Pé-de-IP, um podcast sobre o divertido, diverso e nem sempre óbvio mundo das Propriedades Intelectuais de Entretenimento (EIPs). Nesse capítulo Bruno D’Angelo, fundador da WIP, e seu sócio, Pedro Pizzolato, exploram os caminhos da DISTRIBUIÇÃO dos EIPs.
Os convidados deste episódio trazem cores maravilhosas ao desenho desse tema: Samuel Gomes – homem negro, homossexual de pele retinta como se auto declara – criador auto-publicado, publicitário, Youtuber, blogger e escritor da linda obra “Guardei no Armário” que terá sua nova edição editada pela pela Companhia das Letras; MM Izidoro, estrategista de narrativas da Ampere, produtora de podcasts superlativos como o da série Watchmen da HBO e #AmarEloPrisma! com Emicida; e Bruno Bask, diretor e criador na Mono Animation, estúdio responsável por várias animações de sucesso como O Mundo Ripilica na Discovery Kids.

Quando da veiculação de uma obra, é momento de se pensar estrategicamente. Há vários caminhos de publicação de distribuição fáceis e baratas para se testar a execução de um EIP antes de submetê-lo ao calvário das grandes produções nos grandes canais de distribuição e difusão. Mais do que isso, o público não depende mais de poucos outlets para consumir conteúdo. É preciso entender onde está e como consome o seu público-alvo.

Os grupos de comunicação e difusão nunca foram tão poucos e tão poderosos. A indústria tem passado por um movimento de forte consolidação. De outro lado, nas trincheiras da tecnologia e com dezenas de novos entrantes, o criador nunca teve à sua disposição tantas opções. Até o whatsapp tem sido mídia de distribuição nesses tempos. Como essa dinâmica vai se desenrolar? Todas as vozes serão, enfim, publicadas? Juntos, vamos assistir.

pedeipsemanal 3
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More