Qual será o futuro das cidades ? Que tecnologias dominarão o cenário nos próximos 5 anos ?

Sistemas de entrega subterrâneos. Hyperloop. Uma estrada só para drones. Parece ficção? Pois é, pode não ser. E estar mais perto do que você imagina.

Uma sociedade baseada em Datacracia, administrada por algoritmos que, por meio de tecnologias de crowdsourcing e sistemas de reconhecimento biométrico, quantificam os melhores resultados para a sociedade em geral. Sistemas de entrega subterrâneos. Hyperloop. Uma estrada só para drones. Parece ficção? Pois é, pode não ser. E estar mais perto do que você imagina.

Vale a pena conhecer a recém-lançada plataforma Envisioning Cities, um projeto de âmbito mundial que identifica e mapeia as tecnologias que podem impactar o futuro das cidades, estuda o seu nível de prontidão (technology readiness level), oferece referência de empresas que estão utilizando estas tecnologias no mundo todo e permite dar um parâmetro do quanto cada cidade ou cada organização está pronta para estas tecnologias. O mais bacana: faz isso de um jeito amigável, usando visualização de dados (data visualization), com um cutting edge design (UI e UX) e permitindo diferentes leituras. Além disso, cria cenários como esse que citado acima, o da Datacracia, discutindo seu impacto e algumas de suas implicações práticas dentro de uma narrativa envolvente.

A ferramenta tem uso gratuito e foi pensada para apoiar o trabalho de prefeituras, governos, empresas de infra-estrutura, serviços, mobilidade, saúde, habitação, bens de consumo, varejo, entre outros. Já lançou 5 domínios (mobilidade, logística, governança, engajamento cívico e segurança) e dois cenários (datacracia e ‘fluxo orquestrado: estratégias de logística global‘). E deve lançar novos nos próximos meses como os já anunciados domínios de saúde, habitação, energia e água). As dezenas de tecnologias mapeadas são apresentadas no detalhe e relacionadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU). Vale a pena conhecer um pouco mais do projeto aqui e no vídeo abaixo:

Envisioning Cities conta ainda com um vídeo super detalhado apresentando o projeto e mostrando como navegar por ele. Existem jogos de cartas, posters, workshops e alguns outros recursos adicionais pagos que ajudam as empresas, governos e organizações a usar estes conteúdo em projetos de inovação, ideação ou para a tomada de decisão. Mas o conteúdo mesmo está lá aberto para quem quiser se inspirar. Uma ferramenta e tanto para estudantes, desenvolvedores, entusiastas de tecnologia, curiosos e até mesmo escritores de ficção científica.

Eu sou fã deste projeto e tive a felicidade de poder colaborar com ele nos últimos meses junto com futurologistas, sociólogos, tecnólogos, pesquisadores, designers e programadores espalhados em cidades como Berlim, Barcelona, Milão, Nuremberg, Filadélfia, São Paulo e Porto Alegre. Acredito que a construção de futuros desejáveis depende também de cada um de nós e convido-os a conhecer e a pensar juntos como construir esse futuro para viver e trabalhar nas cidades que desejamos habitar. Se inscrevendo na plataforma você recebe newsletters sobre os temas e pode ser notificado das atualizações, novos domínios e cenários.

EVTechmologies
Apresentação de uma tecnologia (Brainwave Signature) na plataforma da Envisioning Cities
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More