Tour de France explicado em animação

No último sábado começou a 107.ª edição do Tour de France, a famosa corrida de ciclismo que começa em Nice e que vai terminar em Paris no dia 20 de setembro.

É um show. O percurso – cinematográfico – é formado por um total de 21 etapas e cobre uma longa distância de 3.470 km. Muita gente, eu entre elas, não conhecem a fundo o universo do ciclismo competitivo, mas acompanhar a prova pela TV é um programão. O percurso é espetacular e as estratégias dos times, depois que você começa a entender melhor, são muito interessantes também. Do ponto de vista do potencial contágio, infelizmente, é um desastre, com pequenas aglomerações distribuídas por vários quilômetros, a cada cidade e vilarejo que o pelotão atravessa.

Para você que gostou da ideia e pretende acompanhar, ou já está acompanhando desde sábado, separei uma animação que explica de um jeito bem fácil e didático porque essa prova é tão tradicional e fascinante. O video não é novo, mas nem precisa ser. Com certeza, é um dos melhores para cobrir o básico.

O grande favorito para este ano é o atual campeão do Tour de France Egan Bernal (Team Ineos Grenadier).

A Jumbo-Visma também vem com uma equipe bastante forte, com Primoz Roglic e Tom Dumoulin.

Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) surpreendeu em 2019, venceu 2 etapas e garantiu a 5ª colocação na classificação geral após 14 dias com a camisa amarela.

Outro atleta bastante ativo é Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), que está em ótima forma e espera-se boa apresentação.

Nairo Quintana (Arkéa-Samsic), Landa (Bahrain-McLaren), Emanuel Buchmann (Bora-Hansgrohe) e Rigoberto Uran (EF Educantion First) são grandes nomes, merecem atenção, mas não os colocaria como favoritos.

O direito de transmissão do Tour de France no Brasil fica por conta da ESPN, com apresentação de Renan do Couto e comentários de Celso Anderson.

Para aqueles que não possuem acesso a ESPN existem as transmissão via streaming, normalmente com narração em inglês. Abaixo, dois links:

Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die.

post anterior

FCB Health/Nestlé e a homenagem ao Dia do Nutricionista

próximo post

Deus, como um programador amador. Assista ao ótimo “Tales from the Multiverse”

relacionados