A longevidade de uma série na Netflix

Ao analisarmos o catálogo como um todo é fácil perceber que a maioria esmagadora das séries não sobrevive além de uma temporada (e sim, a história vai acabar abruptamente).

As séries dos serviços de stream trouxeram uma nova maneira de consumir esse tipo de conteúdo. Muitas vezes as temporadas são lançadas com todos os episódios disponíveis, o que é um convite quase que irresistível às famosas maratonas. Mas não é apenas o consumo compulsivo. O excesso de ganchos narrativos e a maneira como as narrativas se desenrolam também trazem oscilações que muitas vezes frustram o espectador que acaba percebendo uma certa patinada na história. Fica aquele meio termo entre filme e novela. E o pior: muitas vezes as séries simplesmente deixam de existir, sem qualquer explicação no roteiro. Isso acontece por causa da popularidade da série: agradou, continua. Não agradou, puxa-se o plugue da tomada.

Esse fenômeno não é muito visível para aquele espectador que costuma não correr muito risco e que acaba assistindo os títulos mais populares, que certamente têm mais do que uma temporada. Mas quando olhamos para o catálogo como um todo fica claro como trata-se de um grande banco de apostas. A enorme maioria (em amarelo no gráfico abaixo) não passa para uma segunda temporada.

O gráfico também avalia a duração dos filmes de longa metragem, com a maioria ficando entre uma e duas horas, nada muito surpreendente nesse quesito.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More