Aparelho de barbear brasileiro faz campanha para irritar… a Gillette!

Dr. Jones lança movimento #VamoIrritarGigantte, inspirado por notificação extrajudicial

A última coisa que um bom aparelho de barbear deve fazer é irritar… a não ser que seja a concorrência, claro. Ainda mais se for a maior gigante global da categoria, em um dos mais poderosos monopólios de uma indústria específica. Parece muito ambicioso, mas é esse o objetivo que a brasileira Dr. Jones inicia hoje, com sua primeira grande campanha de comunicação.

Intitulada #VamoIrritarGigantte (assim mesmo, propositadamente com dois T’s), a ação foi inspirada em uma notificação extrajudicial enviada pela Gillette à marca após postagens nas suas redes sociais, destacando seus benefícios frente à concorrente – que mesmo não citada nominalmente, ficava facilmente identificável. Agora, com o filme da campanha, o conteúdo é ainda mais explícito, dizendo que o que irrita mesmo é “pagar o dobro do preço e a lâmina durar metade do tempo”, “não poder ter escolha”, “valor subindo junto com o dólar”, “O atleta milionário na embalagem”, entre outras referências diretas à marca da Procter & Gamble.

O negócio da Dr. Jones é baseado no conceito DTC (Direct to Consumer), tentando cortar intermediários para oferecer experiências diretamente ao consumidor – especialmente com venda pela internet, entregas rápidas e serviços de assinatura. Também traz em sua essência usar esses artifícios para vender produtos de alta qualidade por preços mais acessíveis que a líder de mercado, ganhando mais terreno.

A estratégia agressiva vai muito de encontro a uma clara inspiração lá de fora: a Dollar Shave Club, que nasceu nos Estados Unidos pregando exatamente a mesma coisa, e desde o início cutucando a Gillette. O resultado deu tão certo que a Unilever acabou comprando a startup por nada menos que US$ 1 bilhão, em 2016.

Unindo a ampliação do trabalho de construção de marca, lançamento de produtos e, sobretudo, a declaração de uma briga direta com a maior concorrente – que mais do que David e Golias, quer trazer novos holofotes a seus produtos por meio de mídia espontânea -, a Dr. Jones prevê faturar R$ 5 milhões em 2020, o que seria quatro vezes mais do que conseguiu no ano passado.

Quem vai sentir essa irritação na pele, a gente só vai descobrir nos próximos (e pelo jeito nada suaves) movimentos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More