Harari e o Dilema além das Redes Sociais

Desde o dia 09 de setembro muitas pessoas começaram a se questionar sobre o uso de suas redes sociais, principalmente depois de assistirem o polêmico O Dilema das Redes, documentário mais comentado dos últimos dias. Mas será que as pessoas cancelaram suas redes depois disso? Me arrisco a chutar uns 3,45% de cancelamentos, pra menos. Digo isso porque acredito que muitas pessoas já sabiam algumas coisas, como por exemplo, aqueles anúncios que aparecem entre um post e outro depois de um busca para comprar um produto. Sabiam, e nem por isso deletaram suas redes.

Enfim, cancelar ou não cancelar, eis a questão. A grande pergunta é: isso vai realmente fazer a diferença? Pra mim sinceramente a resposta é NÃO, a não ser que você cancele seu celular, seus cartões de crédito, sua conta no banco e vá morar em uma cabana no meio do mato sem nenhuma forma de emitir um DADO sobre o que está fazendo. Caso você ainda não saiba, até dormindo você pode gerar uma informação sua*. Todo dia você acorda e antes mesmo de levantar você pega seu telefone, olha suas mensagens, seus e-mails e suas curtidas; depois leva o aparelho até o banheiro para escutar uma música ou um podcast enquanto toma banho e sua rotina diária segue e…”todo dia ela faz tudo sempre igual”. Vai registrando e registrando até que um dia “They will know yourself better than you know yourself“.

É ai que o Harari entra e desde 2018 essa é disparada uma das frases que mais escuto ele falar. O video abaixo é o mais recente onde ele explica o porquê dela e também porque insiste tanto em falar de AUTOCONHECIMENTO e o perigo que os algoritmos podem oferecer no futuro.

Então fica a pergunta: O que você vai fazer a respeito de tudo isso?
A) cancelar suas redes;
B) cancelar sua vida na cidade;
C) cancelar sua vida no mundo capitalista;
D) começar sua busca pelo autoconhecimento;
E) n.d.a

* seu sono é monitorado pelo seu smartwatch ou celular, ele registra o tempo de sono profundo, quantas horas você domiu, etc.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More