As visões do Apocalipse em filmes e literatura

Sem querer ser catastrófico e jogar o clima lá para baixo, mas imaginar como vai ser o apocalipse está entre as três atividades preferidas dessa quarentena. E por que não buscar as melhores referências da categoria em livros e filmes?

A equipe da Scientific American elaborou uma lista que mostra como seria se a civilização humana se sofresse um curto-circuito por algum tipo de catástrofe:

1. Catástrofes astronômicas

a equipe de armageddon 1998 a frente bruce willis e ben affleck
Armageddon, o fim do mundo com trilha de Aerosmith

Dia das Trífidas (romance, 1951)
Uma bela chuva de meteoros traz cegueira generalizada para todos que a assistiram, fazendo com que a civilização mergulhasse no caos – resultando na liberação de plantas da bioengenharia que se movem e atacam as pessoas.

Lucifer’s Hammer (romance, 1978)
Uma crônica do fim da civilização causada por um cometa que atinge a Terra.

Armageddon (filme, 1998)
A NASA envia trabalhadores de plataformas de petróleo em uma missão para explodir um asteroide que está prestes a destruir toda a vida na Terra. Uma versão de ação recauchutada do Deep Impact.

Deep Impact (filme, 1998)
O mundo se prepara para o impacto de um cometa de 11 quilômetros de largura que ameaça causar extinção em massa. Uma versão melosa de Armageddon.

Sunshine (filme, 2007)
O sol está morrendo, então uma equipe heróica viaja em uma espaçonave para entregar uma bomba enorme para reacender o sol.

Death from the Skies (não ficção, 2008)
Phil Plait, astrônomo e autor do blog Bad Astronomy, fornece uma crônica arrepiante dos perigos potenciais do espaço sideral que podem exterminar a vida na Terra e explica a ciência por trás deles.

Tudo é importante! (romance, 2009)
A história de um homem que vive toda a sua vida sabendo que a vida na Terra será destruída por um asteróide chamado Destroyer of Worlds.

2012 (filme, 2009)
Neutrinos liberados por uma grande explosão solar derretem o núcleo da Terra, desencadeando uma cadeia de desastres naturais catastróficos. Os sobreviventes lutam para se refugiar em um pequeno número de arcas.

2. Calamidades biológicas

Sam I Am Legend
Eu Sou a Lenda, em uma adaptação que mudou o ótimo final do livro

Earth Abides (romance, 1949)
Depois que a humanidade é exterminada por uma doença mortal no ar, um pequeno grupo de sobreviventes começou a reconstruir a civilização.

A Sound of Thunder (conto, 1952; filme, 2005)
Um caçador que viaja no tempo sem querer esmaga uma borboleta durante uma excursão ao período jurássico. Ele causa uma sucessão de “ondas do tempo” que atingem a Terra atual – e seus ocupantes humanos em apuros – e puxa a realidade para um caminho evolucionário diferente.

Eu Sou a Lenda (romance, 1954; filmes, 1964 (The Last Man on Earth), 1971 (Omega Man), 2007 ( I Am Legend))
Um homem solitário é imune a um vírus pandêmico que assola a humanidade. Ele luta para desenvolver um tratamento para salvar os infectados.

O Enigma de Andrômeda (romance, 1969; filme, 1971, minissérie de TV, 2008)
Um satélite retorna à Terra com um micróbio mortal que destrói uma cidade inteira, exceto um bebê e um velho.

The Stand (romance, 1978)
Um vírus mortal é acidentalmente liberado de um laboratório de pesquisa, exterminando a humanidade. A história narra os confrontos que ocorrem entre os sobreviventes.

Os Doze Macacos (filme, 1995)
A liberação terrorista de um vírus devastou a civilização, forçando o resto da humanidade à clandestinidade. Cientistas mandam um criminoso condenado de volta no tempo como parte de um esforço para impedir a libertação.

28 Dias Depois (filme, 2002)
Um chimpanzé abrigando um vírus mortal escapa de um laboratório de pesquisa e infecta toda a população, resultando em um colapso social. O filme foca em quatro pessoas não infectadas e sua luta para sobreviver.

Reino de Fogo (filme, 2002)
Dragões de repente povoam a Terra e eliminam todas as pessoas em seu caminho. Pequenos grupos de sobreviventes em todo o planeta lutam para escapar dos dragões e lutar por suas vidas.

3. Desastres geofísicos

waterworld 2
Waterworld, o Wet & Wild apocalíptico

Soylent Green (filme, 1973)
O planeta aqueceu significativamente e está superpovoado. A comida é escassa; a humanidade se agarra à sobrevivência consumindo um alimento processado chamado soylent green, que contém um ingrediente secreto horrível.

Waterworld (filme, 1995)
As calotas polares derreteram, deixando a civilização debaixo d’água. Pequenos grupos de sobreviventes navegam pelas águas em busca de terras.

O Núcleo (filme, 2003)
O núcleo interno da Terra parou de girar e seu campo magnético morre. Uma tripulação heróica deve viajar para o centro do planeta e detonar uma bomba nuclear para reiniciar o núcleo interno e salvar a humanidade.

O Dia Depois de Amanhã (filme, 2004)
Uma série de eventos climáticos severos provocados pela mudança climática desencadeia uma idade do gelo devastadora que leva os sobreviventes a fugir para latitudes mais quentes.

Wall-E (filme, 2008)
Um robô coletor de lixo começa a limpar uma Terra tão destruída que a humanidade a abandonou.

4. Guerra

cej6g7agxuw41
Mad Max, a verdadeira Austrália selvagem…

The World, the Flesh and the Devil (filme, 1959)
Um homem emerge de uma mina destruída que o prendeu por dias para encontrar um mundo deserto destruído por uma guerra nuclear.

On the Beach (romance, 1957; filme, 1959 e filme para TV, 2000)
Uma III Guerra Mundial nuclear varreu a maior parte do planeta, exceto um bando de sobreviventes na Austrália. Esta história segue a vida dessas pessoas comuns enquanto uma nuvem radioativa iminente se aproxima de seu refúgio, trazendo morte certa.

Um Cântico para Leibowitz (romance, 1959)
Situado em um mosteiro católico, a história narra a reconstrução da sociedade após uma guerra nuclear devastadora.

Planeta dos Macacos (romance, 1963; filme, 1968)
Astronautas aterrissam em um planeta distante com uma civilização de macacos falantes que são hostis aos humanos.

Pare o planeta dos macacos, eu quero sair! (musical, 1996, de Os Simpsons)
Eu odeio todos os macacos que vejo, do chimpanzé ao chimpanzé …

A Boy and His Dog (conto, 1969; filme, 1974)
Um jovem e seu cachorro telepático vagam por um mundo desolado destruído por uma guerra nuclear.

Mad Max (filme, 1979)
Situado nas terras devastadas da Austrália pós-apocalíptica, o filme conta a história de um policial vingativo e seus confrontos com uma violenta gangue de motociclistas.

O Dia Seguinte (filme, 1983)
Relato fictício da devastação causada por uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Testamento (filme, 1983)
Este filme narra a vida de pessoas em uma pequena cidade da Califórnia depois que as explosões nucleares destruíram a civilização.

Threads (drama de TV, 1984)
Analisa em estilo documentário as consequências médicas, econômicas, sociais e ambientais de uma guerra nuclear no norte da Inglaterra.

O Mensageiro (romance, 1985; filme, 1997)
Uma guerra devastou o planeta e bandos de pessoas, liderados por um estranho em um uniforme postal, lutam para sobreviver.

O Livro de Eli (filme, 2010)
Trinta anos depois de uma guerra mundial devastadora, um homem chamado Eli viaja a pé para a costa oeste dos Estados Unidos para entregar o último exemplar restante da Bíblia em um local seguro.

5. Dominações por máquina

Terminator Orion
O Exterminador do Futuro, em sua primeira “encarnação”

Fuga do Século 23 (romance, 1967; filme, 1976)
Em uma sociedade futurista, todos os aspectos da vida das pessoas são controlados por um supercomputador e, para manter a população e os recursos do planeta em equilíbrio, ninguém tem permissão para viver além a idade de 21.

O Exterminador do Futuro (filme, 1984)
Em um futuro pós-apocalíptico, máquinas inteligentes elaboram um plano para exterminar os humanos restantes. O filme gerou várias sequências, uma série de televisão e duas vitórias para governador na Califórnia.

The Matrix (filme, 1999) 
As máquinas coletam humanos para obter energia, mantendo suas mentes presas em uma simulação do final do século XX.

6. Catástrofes não especificadas

MV5BMjE4NjM1MjQzMV5BMl5BanBnXkFtZTcwMDEzOTg5Mg@@. V1 SY1000 CR0017711000 AL
“On the road again…”

The Road (romance, 2006; filme, 2009)
Pai e filho lutam para sobreviver depois que um desastre desconhecido reduziu o planeta a cinzas e escombros. Eles devem evitar canibais e catar comida de casas e lojas abandonadas.

The World Without Us (não ficção criativa, 2007)
Esta experiência de pensamento fascinante imagina como o planeta responderia se os humanos desaparecessem repentinamente.

7. Desastres Coletivos

Armageddon Science: The Science of Mass Destruction (não ficção, 2010)
A ciência por trás de ameaças apocalípticas potenciais, como mudanças climáticas, explosões nucleares, riscos biológicos e o Grande Colisor de Hádrons.

Como termina: de você para o universo (não ficção, 2010)
Uma explicação científica de como tudo no universo acabará.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More