Dungeon Academy, um tabuleiro de exploração agitada e tátil

Pegar o mapa, preparar o equipamento e avançar em caminhos feitos de dados. Quem nunca fez isso, não é mesmo? Em Dungeon Academy, a dinâmica do jogo é revelar uma masmorra criada com dados personalizados e correr contra o tempo para escolher o melhor caminho. Será que você chega vivo do outro lado?

Ficha do Jogo

Número de jogadores: 1 a 6
Idade recomendada: 10+
Duração da partida: 20 minutos
Fabricante/Editora: Matagot/Buró Editora

dungeonacademy 3 edited

As Regras

Cada jogador tem um pedaço de papel que mostra quatro dungeons, sendo cada masmorra uma grade de 4×4, formada por 16 dados. Os jogadores passarão por cada uma delas, de preferência com vida. Para isso, é preciso desenhar o caminho percorrido sem repetir os espaços e dentro do tempo cronometrado.

Cada jogador tem um personagem que mostra a vida e a magia, necessários para derrotar os monstros, junto com um poder especial. Acumule tesouros e pontos de glória para vencer essa aventura.

dungeonacademy 1

A Jogatina

A boa impressão de Dungeon Academy começa na grade onde os 16 dados formam aleatoriamente as masmorras. A dinâmica tátil de jogar os dados no “teto”, colocar o piso, virar a estrutura e revelar a dungeon é muito satisfatória.

O tabuleiro mistura as mecânicas de rolar (e revelar) os dados com escrever em uma folha o caminho a ser percorrido. Tudo deve ser feito em alguns segundos (60s no modo fácil, 45s no médio e 30s no difícil), o que gera uma exploração agitada e favorece erros engraçados durante a jogatina.

É possível baixar um app para cronometrar as rodadas, mas ele não passa de um cronômetro temático. A arte bem produzida e a quantidade de personagens (e seus poderes) favorece a rejogabilidade. Os tesouros recolhidos em cada rodada geram mais aleatoriedade e diversão nas partidas.

Para quem busca tática nesse jogo festivo, é possível atingir pontuação bônus derrotando monstros do mesmo tipo ou tamanho. E, embora tenha uma boa versão solo, Dungeon Academy merece mesa cheia para aproveitar toda a diversão.

dungeonacademy 4 edited

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More